v. 34 (2023)

                    Visualizar v. 34 (2023)
v. 34 (2023)
Publicado: 27-01-2023

Artigos

  • Teoria da Mudança e políticas públicas: Uma revisão integrativa

    Julia Elena Córdoba-Vieira, Mayra Antonelli-Ponti, Fabiana Maris Versuti, Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave, Daniel Domingues dos Santos
    e10019
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.10019
  • Questões sobre a tecnologia: O que é avaliado no Exame Nacional do Ensino Médio?

    Rubiana Brasilio Santa Bárbara, Maria Terezinha Bellanda Galuch, Cleonice Aparecida Raphael da Silva
    e09580
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.9580
  • Avaliar para quê? Uma análise qualitativa do processo de autoavaliação

    Juliano Reginaldo Corrêa da Silva, Alexandre Marino Costa, Maurício Andrade de Lima, Clarissa Carneiro Mussi
    e09683
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.9683
  • Eficácia escolar das instituições federais de educação profissional

    Erika Tiemi Anabuki, Tufi Machado Soares
    e09830
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.9830
  • O acesso dos estudantes negros ao ensino superior: O caso da UFCSPA

    Edmilson Santos dos Santos, Maria da Conceição dos Reis, Yure Gonçalves da Silva, Mário Resende
    e09938
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.9938
  • Relação entre a competência e a experiência em avaliação dos avaliadores do Sinaes

    Luis Carlos da Silva Castro, Roberto Brazileiro Paixão
    e09951
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.9951
  • Delineamentos experimentais na avaliação de políticas públicas: Usos e abusos

    Paulo de Martino Jannuzzi
    e09956
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.9956
  • Registros avaliativos imagéticos na educação física em oito anos de escolarização

    Aline de Oliveira Vieira, Ronildo Stieg, Wagner dos Santos
    e09997
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.9997
  • Desempenho acadêmico, Índice de Liderança do Diretor e Índice de Confiança do Diretor

    Alexsandro do Nascimento Santos, Rodnei Pereira, Ana Cristina Prado de Oliveira, Christy Ganzert Pato
    e10010
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.10010
  • Adequação psicométrica de uma escala de medida de propensão à evasão

    Adriana Cioato Ferrazza, Jeovani Schmitt, Dalton Francisco de Andrade, Andrea Cristina Konrath, Silvana Ligia Vincenzi
    e09362
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.9362
  • A desigualdade de oportunidade na Avaliação Nacional da Alfabetização de 2016

    Rodrigo Peres de Ávila, Renata Sperrhake
    e10119
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.10119
  • Infraestrutura das escolas públicas do Paraná: Uma aplicação da análise fatorial

    Daniel Brito Alves, Marcos de Oliveira Garcias, Samuel Alex Coelho Campos
    e10152
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.10152
  • Plano de Desenvolvimento Institucional: Produção acadêmica e científica no Brasil

    Lourdes Maria Rodrigues Cavalcanti, Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra
    e10184
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.10184
  • Indicativos para uma avaliação formativa entre professores de biologia

    Diego Mota, Silvana Soares de Araújo Mesquita, Pedro Humberto Faria Campos
    e10472
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.10472
  • Pressupostos para a atualização do Indicador de Alfabetismo Funcional

    Jacqueline Peixoto Barbosa, Andréia Lunkes Conrado, Heloísa Trenche Belusci
    e10654
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.10654
  • Análise dos itens de múltipla escolha das provas do Enade 2016

    Kaizô Iwakami Beltrão, Monica Cerbella Freire Mandarino
    e07951
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.7951
  • Docência e covid-19: Percepções de educadores da rede paulista de ensino

    Edson Grandisoli, Pedro Roberto Jacobi, Silvio Marchini
    e09351
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.9351
  • Efeitos do Programa Ensino Integral sobre o desempenho dos alunos no Saeb

    Fernando Vizotto Galvão
    e09346
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.9346
  • Iniciativas de avaliação educacional no estado do Ceará

    Sandra Zákia Sousa
    e09328
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.9328
  • Avaliação longitudinal de estudantes de medicina: O teste de progresso é apropriado?

    Carlos Eduardo Andrade Pinheiro, Diogo Onofre de Souza
    e09220
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.9220
  • Práticas de avaliação no ensino superior: Um estudo com professores portugueses

    Eva Lopes Fernandes, Maria Assunção Flores, Irene Cadime, Clara Pereira Coutinho
    e09219
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.9219
  • Descrição da competência leitora no ensino fundamental

    Lauren Nogueira Barbosa, Daniel Abud Seabra Matos, José Francisco Soares
    e09183
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.9183
  • Estudo do ranking acadêmico multidimensional U-Multirank

    Antonio F. B. A. Prado
    e09117
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.9117
  • Análise do índice de privação das escolas do ensino básico do Rio Grande do Sul

    Sibele Vasconcelos de Oliveira, Ricardo Fajardo
    e09083
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.9083
  • Revisão sistemática: Pesquisas empíricas acerca do Saeb (1995-2021)

    Fábio Alexandre Ferreira Gusmão, Simone Silveira Amorim
    e09051
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.9051
  • Letramento em matemática dos alunos brasileiros do 2º ano do ensino fundamental

    Stella Maris Lemos Nunes, Maria Teresa Gonzaga Alves
    e09044
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.9044
  • Dificuldades encontradas por alunos da Unicamp na transição para o ensino remoto

    Milena Pavan Serafim, Thais Aparecida Dibbern, Evandro Coggo Cristofoletti, Izabela Simon Rampasso, Rosley Anholon, Dirceu da Silva, Walter Leal Filho, Teresa Dib Zambon Atvars
    e09043
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.9043
  • Avaliações da educação básica em municipalidades do Ceará: 30 anos de história

    Antônia Bruna da Silva, Wagner Bandeira Andriola
    e09040
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.9040
  • Reformulação do instrumento de avaliação docente em uma graduação em Farmácia

    Márcia Mendes Ruiz Cantano, Ana Maria Rosa Freato Gonçalves, Marília Silveira de Almeida Campos, Leonardo Régis Leira Pereira
    e08858
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.8858
  • Impacto dos programas institucionais sobre desempenho acadêmico na FURG

    Sibelle Cardia Nunes Cruz, Gibran da Silva Teixeira, Tiarajú Alves de Freitas, Márcio Nora Barbosa
    e08747
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.8747
  • A avaliação da aprendizagem na formação docente: Revelando horizontes

    Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga, Raimundo Hélio Leite, Lucas Melgaço da Silva, Wirla Risany Lima Carvalho
    e08097
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.8097

Traduções

  • Faz diferença? Avaliando a formação continuada

    Thomas R. Guskey
    e10106
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.10106

Agradecimentos

  • Agradecimentos

    e10782
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.10782