Pressupostos para a atualização do Indicador de Alfabetismo Funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.10654

Palavras-chave:

Letramento Tecnológico, Alfabetismo, Indicadores Educacionais

Resumo

Este artigo apresenta subsídios para a atualização do Indicador de Alfabetismo Funcional, um estudo que mede os níveis de alfabetismo da população adulta brasileira desde 2001. A pesquisa considerou dois domínios de habilidades: o letramento e o numeramento. Atualmente, o aumento da presença dos recursos digitais em diferentes situações da vida cotidiana gerou novas dinâmicas de uso das linguagens e dos conhecimentos matemáticos. Fez-se necessário, então, refletir sobre novas habilidades e práticas que se desenvolvem em decorrência dessa crescente presença. Um terceiro domínio precisou ser incorporado à pesquisa: o digital. Para isso, foi produzido um conjunto de estudos e análises para uma agenda de atualização desse indicador.

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Publicado

06-12-2023

Como Citar

Barbosa, J. P., Conrado, A. L., & Belusci, H. T. (2023). Pressupostos para a atualização do Indicador de Alfabetismo Funcional. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e10654. https://doi.org/10.18222/eae.v34.10654

Edição

Seção

Artigos