Pressupostos para a atualização do Indicador de Alfabetismo Funcional
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v34.10654Palavras-chave:
Letramento Tecnológico, Alfabetismo, Indicadores EducacionaisResumo
Este artigo apresenta subsídios para a atualização do Indicador de Alfabetismo Funcional, um estudo que mede os níveis de alfabetismo da população adulta brasileira desde 2001. A pesquisa considerou dois domínios de habilidades: o letramento e o numeramento. Atualmente, o aumento da presença dos recursos digitais em diferentes situações da vida cotidiana gerou novas dinâmicas de uso das linguagens e dos conhecimentos matemáticos. Fez-se necessário, então, refletir sobre novas habilidades e práticas que se desenvolvem em decorrência dessa crescente presença. Um terceiro domínio precisou ser incorporado à pesquisa: o digital. Para isso, foi produzido um conjunto de estudos e análises para uma agenda de atualização desse indicador.
Downloads
Referências
Ação Educativa; Instituto Paulo Montenegro. (2018). Inaf Brasil 2018: Resultados preliminares.
Buckingham, D. (2015). Defining digital literacy: What do young people need to know about digital media? Nordic Journal of Digital Literacy, 1(4), 21-34. https://www.researchgate.net/publication/284919482_Defining_digital_literacy_What_do_young_people_need_to_know_about_digital_media DOI: https://doi.org/10.18261/ISSN1891-943X-2015-Jubileumsnummer-03
Hissa, D. L. A., & Araújo, N. M. S. (2021). Editorial: Homenagem aos 25 anos da publicação do Manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos. Linguagem em Foco, 13(2), 5-10. https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/issue/view/312 DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5555
Kalantzis, M., Cope, B., & Pinheiro, P. (2020). Letramentos. Editora da Unicamp.
Lankshear, C., & Knobel, M. (2015). Digital literacy and digital literacies: Policy, pedagogy and research considerations for education. Nordic Journal of Digital Literacy, 1(1), 8-20. DOI: https://doi.org/10.18261/ISSN1891-943X-2015-Jubileumsnummer-02
Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD). (2019). The survey of adult skills: Reader’s companion (OECD Skills Studies, 3rd ed.). OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/f70238c7-en DOI: https://doi.org/10.1787/f70238c7-en
Ribeiro, V. M., & Fonseca, M. da C. (2010). Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento. Estudos em Avaliação Educacional, 21(45), 147-167. https://doi.org/10.18222/eae214520102031 DOI: https://doi.org/10.18222/eae214520102031
Rojo, R. (2012). Pedagogia dos multiletramentos. In R. Rojo, & E. Moura (Orgs.), Multiletramentos na escola (pp. 11-31). Parábola Editorial.
Scolari, C. (2018). Alfabetismo transmedia en la nueva ecología de los medios. European Commission; Universitat Pompeu Fabra; Transmedia Literacy. http://transmedialiteracy.upf.edu/sites/default/files/files/TL_whit_es.pdf
The New London Group. (1996). A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review, 66(1), 60-92. DOI: https://doi.org/10.17763/haer.66.1.17370n67v22j160u
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. (2014). Glossário Ceale: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. UFMG. https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/
Vuorikari, R., Kluzer, S., & Punie, Y. (2022). DigComp 2.2: The digital competence framework for citizens – With new examples of knowledge, skills and atitudes. Publications Office of the European Union. https://dx.doi.org/10.2760/115376
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Estudos em Avaliação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).