Desempenho acadêmico, Índice de Liderança do Diretor e Índice de Confiança do Diretor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.10010

Palavras-chave:

Liderança, Diretor Escolar, Desempenho Acadêmico, Qualidade da Educação

Resumo

Este artigo apresenta resultados de investigação dedicada a avaliar a existência de relação entre variações de desempenho acadêmico em língua portuguesa e matemática, considerando a proficiência média dos estudantes na Prova Brasil, e os índices de confiança e de liderança do diretor. Os dados utilizados na pesquisa provêm de seis redes públicas estaduais de ensino, considerando os estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e os estudantes da 3ª e 4ª série do ensino médio. O tratamento estatístico realizado permitiu a confirmação da hipótese de que as variações nos dois índices guardam relação com a variação do desempenho acadêmico dos estudantes, tanto em língua portuguesa quanto em matemática, nas redes de ensino investigadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Azzi, R. G., Guerreiro-Casanova, D., & Dantas, M. A. (2010). Autoeficácia acadêmica: Possibilidade para refletir sobre o Ensino Médio. EccoS – Revista Científica, 12(1), 51-67.

Azzi, R. G., Polydoro, S. A. J., & Bzuneck, J. A. (2006). Considerações sobre a auto-eficácia docente. In R. G. Azzi, & S. A. J. Polydoro (Orgs.), Auto-eficácia em diferentes contextos, pp. 149-159. Alínea.

Bandura, A. (1994). Self-efficacy. In R. J. Corsini (Ed.), Encyclopedia of psychology (2nd ed., vol. 3, pp. 368-369). Wiley.

Bandura, A. (2007). Reflections on an agentic theory of human agency. Tidsskrift for Norsk Psykologforening, 10(1), 995-1004.

Bandura, A., Azzi, R. G., & Polydoro, S. A. J. (2008). Teoria social cognitiva: Conceitos básicos. ArtMed.

Brauckmann, S., & Pashiardis, P. (2011). A validation study of the leadership styles of a holistic leadership theoretical framework. International Journal of Educational Management, 25(1), 11-32. https://doi.org/10.1108/09513541111100099

Bush, T. (2003). Theories of educational management (3rd ed). Sage.

Bush, T., & Coleman, M. (2000). Leadership and strategic management in education. Paul Chapman.

Bush, T., & Middlewood, D. (2005). Leading and managing people in education. Sage.

Costa, A. E. B. (2003). Auto-eficácia e Burnout. Interação Psy, 20(1), 34-67. https://gepeb.files.wordpress.com/2011/12/auto-eficacia-burnout.pdf

Day, C., & Sammons, P. (2013). Successful leadership: A review of the international literature. CfBT Education Trust. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED546806.pdf

Dubet, F. (2008). O que é uma escola justa? A escola das oportunidades. Cortez.

Earley, P. (2002). Understanding leadership issues. In G. Barzanò, M. Clímaco, & J. Jones (Eds.), School management and leadership: A comparative approach in Italy, Catalonia, England and Portugal (pp. 33-41). Anicia.

Everard, K. B., Morris, G., & Wilson, I. (2004). Effective school management. Paul Chapman.

Grissom, J. A., & Loeb, S. (2011). Triangulating principal effectiveness: How perspectives of parents, teachers and assistant principals identify the central importance of managerial skills. American Educational Research Journal, 48(5), 1091-1123. https://doi.org/10.3102/0002831211402663

Guerreiro-Casanova, D. C., Azzi, R. G., & Russo, M. H. (2014). Autoeficácia de diretores escolares: Alguns aspectos que interferem em suas crenças. In Actas del 7. Congreso Internacional de Psicología y Educación y 21. Congreso Internacional INFAD: Educación, Desarrollo y Aprendizaje: Propuestas Psicológicas en Positivo. INFAD.

Guerreiro-Casanova, D. C., & Russo, M. H. (2016). Crenças de autoeficácia de gestores escolares: Variáveis relacionadas. Psicologia da Educação, (42), 1-11. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n42/n42a01.pdf

Hallinger, P. (2008). Methodologies for studying school leadership: A review of 25 years of research using the Principal Instructional Management Rating Scale. In Proceedings of the Annual Meeting of the American Educational Research Association. AERA.

Hallinger, P., & Heck, R. H. (1998). Exploring the principal’s contribution to school effectiveness 1980-1995. School Effectiveness and School Improvement, 9(2), 157-191. https://doi.org/10.1080/0924345980090203

Harris, A. (2003). Teacher leadership: A new orthodoxy? In B. Davies, & J. West-Burnhan (Eds.), Handbook of educational leadership and management (pp. 44-50). Pearson Education Limited.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2013). Microdados: Prova Brasil 2013. https://download.inep.gov.br/microdados/microdados_saeb_2013.zip.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2015). Microdados: Prova Brasil 2015. https://download.inep.gov.br/microdados/microdados_saeb_2015.zip.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2017). Microdados: Prova Brasil 2017. https://download.inep.gov.br/microdados/microdados_saeb_2017.zip.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2019). Microdados: Prova Brasil 2019. https://download.inep.gov.br/microdados/microdados_saeb_2019.zip.

Jacobson, S. (2011). Leadership effects on student achievement and sustained school success. International Journal of Educational Management, 25(1), 33-44. https://doi.org/10.1108/09513541111100107

Leithwood, K., Anderson, S., Mascall, B., & Strauss, T. (2010). School leaders’ influences on student learning: The four paths. In T. Bush, L. Bell, & D. Middlewood (Eds.), The principles of educational leadership and management (pp. 13-30). Sage.

Leithwood, K., & Jantzi, D. (2005). Transformational leadership. In B. Davies (Ed.), The essentials of school leadership (pp. 31-43). Paul Chapman.

Leithwood, K., & Jantzi, D. (2008). Linking leadership to student learning: The contributions of leader efficacy. Educational Administration Quarterly, 44(4), 496-528.

Leong, L. Y. C., & Fischer, R. (2011). Is transformational leadership universal? A meta-analytical investigation of multifactor leadership questionnaire means across cultures. Journal of Leadership & Organizational Studies, 18(2), 164-174.

Lima, C. C. (2019). Uso dos dados do Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) pelos gestores das escolas públicas da rede estadual [Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro]. https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/50964/50964.PDF

Marks, M., & Printy, M. (2003). Principal leadership and school performance: An integration of transformational and instructional leadership. Educational Administration Quarterly, 39(3), 370-397. http://dx.doi.org/10.1177/0013161X03253412

McCormick, M. J. (2001). Self-efficacy and leadership effectiveness: Applying social cognitive theory to leadership. Journal of Leadership & Organizational Studies, 8(1), 22-33. https://doi.org/10.1177/107179190100800102

Mulford, B., & Silins, H. (2011). Revised models and conceptualisation of successful school principalship for improved student outcomes. International Journal of Educational Management, 25(1), 61-82. https://doi.org/10.1108/09513541111100125

Oliveira, A. C. P. (2015). As relações entre direção, liderança e clima escolar em escolas municipais do Rio de Janeiro [Tese de doutorado]. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Oliveira, A. C. P., & Paes de Carvalho, C. (2018). Gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil. Revista Brasileira de Educação, 23, Artigo e230015. https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230015

Oliveira, A. C. P., Paes de Carvalho, C., & Carrasqueira, K. (2020). Colaboração docente e resultados educacionais no Brasil. Educar em Revista, 36, Artigo e70499. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.70499

Oliveira, A. C. P., & Waldhelm, A. P. S. (2016). Liderança do diretor, clima escolar e desempenho dos alunos: Qual a relação? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 24(93), 824-844. https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000400003

Paes de Carvalho, C., Waldhelm, A. P. S., Alves, F., & Koslinski, M. (2012). Gestão e desempenho escolar: Um estudo nas redes municipais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro a partir dos resultados da Prova Brasil 2009. In Cadernos ANPAE do 3. Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação (pp. 1-18). Anpae. https://anpae.org.br/iberoamericano2012/Trabalhos/CynthiaPaesDeCarvalho_res_int_GT8.pdf

Pashiardis, P. (Ed.). (2014). Modeling school leadership across Europe: In search of new frontiers. Springer.

Robinson, V., Lloyd, C., & Rowe, K. (2008). The impact of leadership on student outcomes: An analysis of the differential effects of leadership types. Educational Administration Quarterly, 44(5), 635-674. https://doi.org/10.1177/0013161X08321509

Rutter, M., Maughan, B., Mortimore, P., Ouston, J., & Smith, A. (2008). Estudos anteriores. In N. Brooke, & J. F. Soares (Orgs.), Pesquisa em eficácia escolar: Origem e trajetórias (pp. 142-152). Editora UFMG.

Sammons, P., Gu, Q., Day, C., & Ko, J. (2011). Exploring the impact of school leadership on pupil outcomes. International Journal of Educational Management, 25(1), 83-101. https://doi.org/10.1108/09513541111100134

Scheerens, J. (2016). Educational effectiveness and ineffectiveness: A critical review of the knowledge base. Springer.

Tschannen-Moran, M., & Gareis, C. (2004). Principals’ sense of efficacy: Assessing a promising construct. Journal of Educational Administration, 42(5), 573-585.

Woods, P. (2005). Democratic leadership in education. Paul Chapman.

Downloads

Publicado

06-12-2023

Como Citar

Santos, A. do N., Pereira, R., Oliveira, A. C. P. de, & Pato, C. G. (2023). Desempenho acadêmico, Índice de Liderança do Diretor e Índice de Confiança do Diretor. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e10010. https://doi.org/10.18222/eae.v34.10010

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)