Análise do índice de privação das escolas do ensino básico do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.9083

Palavras-chave:

Método Alkire-Foster, Análise Multidimensional, Censo Escolar, Qualidade da Educação

Resumo

A qualidade da educação pode ser avaliada sob vários aspectos, incluindo a observação do acesso aos recursos materiais e ao capital humano. O presente estudo visa a estimar um índice de privação infraestrutural das escolas do ensino básico do Rio Grande do Sul. Para tanto, são utilizados os dados do Censo Escolar de 2018 em uma adaptação do método Alkire-Foster para avaliar a natureza das privações escolares. Das 10.066 escolas em operação no estado, cerca de metade enfrenta constrangimentos em oito ou mais indicadores (dos 24) selecionados para análise. O pior desempenho das escolas do estado gaúcho foi percebido na composição das varáveis da dimensão “Condições dos serviços em assistência estudantil”. As escolas com maior privação infraestrutural são as rurais.

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Biografia do Autor

Sibele Vasconcelos de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS, Brasil

Docente do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (UFSM).

Ricardo Fajardo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS, Brasil

Professor titular da UFSM.

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Publicado

23-05-2023

Como Citar

Oliveira, S. V. de, & Fajardo, R. (2023). Análise do índice de privação das escolas do ensino básico do Rio Grande do Sul. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e09083. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9083

Edição

Seção

Artigos