Questões sobre a tecnologia: O que é avaliado no Exame Nacional do Ensino Médio?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.9580

Palavras-chave:

Exame Nacional do Ensino Médio, Tecnologia, Formação, Conhecimento

Resumo

O presente estudo objetivou compreender o conhecimento sobre a tecnologia requerido do participante do Exame Nacional do Ensino Médio. À luz da Teoria Crítica, foram anali-sadas questões da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias dos anos de 2009, 2011 e 2020 no que se refere aos seguintes elementos: texto, situações-problema, enunciados e alternativas. Os resultados mostram que as provas avaliam se o participante sabe ou não usar a tecnologia, com ênfase na identificação, sem reflexão. O conhecimento sobre a tecnologia avaliado está voltado para uma formação adaptativa às exigências do capital flexível do século XXI.

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Biografia do Autor

Rubiana Brasilio Santa Bárbara, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá-Pr, Brasil

Doutora em Educação e Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora no Departamento de Teoria e Prática na mesma instituição.

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá-Pr, Brasil

Pós-doutora no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá.

Cleonice Aparecida Raphael da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá-Pr, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora no Departamento de Teoria e Prática na mesma instituição.

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Publicado

28-11-2023

Como Citar

Santa Bárbara, R. B., Galuch, M. T. B., & Silva, C. A. R. da. (2023). Questões sobre a tecnologia: O que é avaliado no Exame Nacional do Ensino Médio?. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e09580. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9580

Edição

Seção

Artigos