Eficácia escolar das instituições federais de educação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.9830

Palavras-chave:

Análise Multivariada, Eficácia Escolar, Educação Profissional, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Resumo

O trabalho investiga e analisa os fatores intra e extraescolares que influenciam o desempenho dos estudantes de ensino médio, de forma diferencial pelo tipo de rede escolar. Partindo do conceito de eficácia escolar, foi aplicada a metodologia de modelagem multinível multivariada aos dados educacionais do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Os resultados mostraram que as escolas federais foram aquelas que apresentaram os maiores desempenhos e efeito escola na referida avaliação e que fatores em nível de aluno e escola impactam o aprendizado. São analisados e discutidos, também, os aspectos da qualidade dessas escolas, vis-à-vis as demais redes de ensino, por meio de indicadores e medidas de eficácia, que incluem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Anabuki, E. T., & Soares, T. M. (2023). Eficácia escolar das instituições federais de educação profissional. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e09830. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9830

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