Docência e covid-19: Percepções de educadores da rede paulista de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.9351

Palavras-chave:

Educação Básica, Pandemia, Covid-19, Educadores

Resumo

O questionário “Educação, docência e a covid-19” foi criado e disponibilizado aos professores da rede paulista com o objetivo de investigar indicadores de ordem afetiva, de saúde mental e pedagógicos durante a pandemia. Participaram voluntariamente 19.221 professores. Os resultados apontam o medo da pandemia e professores inseguros sobre a tecnologia. Apesar disso, declaram-se engajados em aprender e com boa saúde mental. Ponto sensível é a percepção de que a aprendizagem é menor no formato remoto, ligada a questões de desigualdades de acesso. Conclui-se que os impactos na educação paulista foram relevantes e reforça-se a importância de mais avaliações sobre os processos de ensino e aprendizagem durante a pandemia abordando-se o conceito de sindemia.

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Biografia do Autor

Edson Grandisoli, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Pós-doc do IEA-USP

Pedro Roberto Jacobi, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Professor Sênior do IEE-USP e IEA-USP

Silvio Marchini, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil; Universidade de Oxford, Oxford, Reino Unido

Pós-doc ESALQ-USP

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Publicado

05-04-2023

Como Citar

Grandisoli, E., Jacobi, P. R., & Marchini, S. (2023). Docência e covid-19: Percepções de educadores da rede paulista de ensino. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e09351. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9351

Edição

Seção

Artigos