Teoria da Mudança e políticas públicas: Uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.10019

Palavras-chave:

Educação, Saúde, Métodos de Avaliação, Política de Educação

Resumo

O presente artigo, com intuito de investigar o uso da ferramenta Teoria da Mudança, coletou dados das plataformas EbscoHost e Web of Science. Resultados apontam grande quantidade de estudos na saúde e no continente europeu. Em relação a definição, objetivo, construção, componentes, funções, vantagens e limitações do uso da ferramenta, os resultados foram variados. As melhores práticas envolvem participação de stakeholders, testagem da Teoria da Mudança, divisão temporal dos resultados, nexos causais apoiados em evidências e desenvolvimento de indicadores. Recomenda-se a atualização periódica da ferramenta, concluindo que ela é abrangente e útil para a garantia da qualidade do acompanhamento e da avaliação de intervenções.

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Biografia do Autor

Julia Elena Córdoba-Vieira, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto-SP, Brasil

Economista pela Universidade de São Paulo (USP), graduanda do curso de Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES/USP). Atua na realização de avaliação de programas educacionais e intersetoriais e pesquisa temas relacionados à saúde mental na escola, adolescência e avaliação e monitoramento políticas públicas.

Mayra Antonelli-Ponti, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto-SP, Brasil

Mestra e doutora em Ciências, pela Universidade de São Paulo, com especialização em Ciências da Educação pela Universidade do Minho. É docente em cursos de licenciatura no Centro Universitário Barão de Mauá e pesquisadora no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES/USP). Pesquisa temas relacionados ao desenvolvimento e educação integral com foco na adolescência.

Fabiana Maris Versuti, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto-SP, Brasil

Docente do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia da USP de Ribeirão Preto. Possui pós-doutorado pela USP/FFCLRP, doutora e mestre em Educação para a Ciência pela UNESP/Bauru. Coordenadora do ConectaLab: Laboratório de pesquisa e integração: Psicologia, Tecnologia e Educação da FFCLRP/USP.

Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto-SP, Brasil

Possui graduação, mestrado e doutorado em Ciências Econômicas pela USP. Atualmente é professor na Universidade de São Paulo e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES). É membro do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI) e da Rede Ciência pela Educação (Rede CpE). Atua na realização de estudos de diagnóstico e avaliação de políticas públicas nas áreas de Educação e Criminalidade/Violência.

Daniel Domingues dos Santos, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto-SP, Brasil

Professor associado de Economia na USP, campus Ribeirão Preto. Doutor pela Universidade de Chicago, foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Econometria e é coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação e Economia Social (LEPES), além de membro ativo do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), Rede Ciência pela Educação (CpE), e Edulab 21. Dedica-se a compreender questões relacionadas ao desenvolvimento infantil e ao desenvolvimento integral no contexto escolar. 

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Publicado

06-12-2023

Como Citar

Córdoba-Vieira, J. E., Antonelli-Ponti, M., Versuti, F. M., Scorzafave, L. G. D. da S., & Santos, D. D. dos. (2023). Teoria da Mudança e políticas públicas: Uma revisão integrativa. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e10019. https://doi.org/10.18222/eae.v34.10019

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Artigos