Faz diferença? Avaliando a formação continuada

Autores

  • Thomas R. Guskey Universidade de Kentucky, Lexington, Kentucky, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.10106

Palavras-chave:

Professores, Formação Continuada, Avaliação

Resumo

Neste artigo, Thomas R. Guskey apresenta uma proposta para avaliar a formação continuada docente. Trata-se de temática relevante para o contexto brasileiro, onde são implementadas diversas iniciativas desse tipo, as quais raramente são avaliadas. A proposta de Guskey – objeto do livro Evaluating professional development – contempla cinco níveis que avaliam: a reação dos participantes; a aprendizagem dos participantes; o apoio e mudança institucional; o uso de novos conhecimentos e habilidades pelos participantes; e os resultados de aprendizagem dos estudantes. Para o autor, é importante iniciar a formação continuada com uma nítida definição dos objetivos pretendidos, sendo possível obter boas evidências sobre suas contribuições por meio da coleta e análise de informações em cada um dos níveis da avaliação.

 

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Biografia do Autor

Thomas R. Guskey, Universidade de Kentucky, Lexington, Kentucky, Estados Unidos

Thomas R. Guskey é professor de avaliação e estudos em políticas educacionais na Faculdade de Educação da Universidade de Kentucky.

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Publicado

24-03-2023

Como Citar

Guskey, T. R. (2023). Faz diferença? Avaliando a formação continuada. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e10106. https://doi.org/10.18222/eae.v34.10106

Edição

Seção

Traduções