Estudo do ranking acadêmico multidimensional U-Multirank

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.9117

Palavras-chave:

Avaliação Acadêmica Multidimensional, Avaliação dos Sistemas de Ensino, Rankings Acadêmicos, Avaliação Internacional, Gestão Universitária

Resumo

Este artigo estuda as dimensões e indicadores do ranking acadêmico internacional multidimensional U-Multirank. O estudo desse ranking é importante no Brasil na atualidade, uma vez que a nova avaliação dos programas de pós-graduação brasileiros utiliza conceitos de avaliação multidimensional, incluindo alguns princípios usados no U-Multirank. Esse ranking apresenta os pontos fracos e fortes de cada instituição acadêmica por meio de 5 dimensões, compostas por 36 indicadores. Esse grande número de dimensões e indicadores gera uma visão mais completa das universidades, mas levanta questões sobre sua independência e disponibilidade de dados. São analisadas as trezentas melhores instituições acadêmicas europeias listadas na edição de 2020 do U-Multirank, explicando as dimensões e indicadores e fazendo correlações estatísticas entre tais indicadores e dimensões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguillo, I. F., Bar-Ilan, J., Levene, M., & Ortega, J. L. (2010). Comparing university rankings. Scientometrics, 85, 243-256. https://doi.org/10.1007/s11192-010-0190-z DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-010-0190-z

Aguillo, I. F., Granadino, B., Ortega, J. L., & Prieto, J. A. (2006). Scientific research activity and communication measured with cybermetric indicators. Journal of the American Society of Information Science and Technology, 57(10), 1296-1302. https://doi.org/10.1002/asi.20433 DOI: https://doi.org/10.1002/asi.20433

Aguillo, I. F., Ortega, J. L., & Fernandez, M. (2008). Webometric ranking of world universities: Introduction, methodology, and future developments. Higher Education in Europe, 33(2/3), 234-244. https://doi.org/10.1080/03797720802254031 DOI: https://doi.org/10.1080/03797720802254031

Bernhard, A. (2012). Quality assurance in an international higher education area: A case study approach and comparative analysis. Springer. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-531-94298-8

Billaut, J., Bouyssou, D., & Vinke, P. (2010). Should we believe the Shanghai ranking? An MCDM view. Scientometrics, 84, 237-263. https://doi.org/10.1007/s11192-009-0115-x DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-009-0115-x

Calderón, A. I., & França, C. M. (2018a). Os rankings acadêmicos da educação superior: Apontamentos no campo da avaliação educacional. In J. C. Rothen, & A. C. M. Santana (Ed.), Avaliação da educação: Referências para uma primeira conversa (pp. 95-114). Editora UFSCar.

Calderón, A. I., & França, C. M. (2018b). Rankings acadêmicos na educação superior: Tendências da literatura ibero-americana. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 23(2), 448-466. https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000200010 DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772018000200010

Calderón, A. I., França, C. M., & Gonçalves, A. (2017). Tendências dos rankings acadêmicos de abrangência nacional de países do espaço ibero-americano: Os rankings dos jornais El Mundo (Espanha), El Mercurio (Chile), Folha de São Paulo (Brasil), Reforma (México) e El Universal (México). EccoS Revista Científica, (44), 117-142. https://doi.org/10.5585/eccos. n44.7943 DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7943

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). (2019). Avaliação multidimensional de programas de pós-graduação: Relatório DAV. Capes.

Dill, D. D., & Soo, M. (2005). Academic quality, league tables and public policy: A cross national analysis of university ranking systems. Higher Education, 49, 499-533. https://doi.org/10.1007/s10734-004-1746-8 DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-004-1746-8

Eccles, C. (2002). The use of university rankings in the United Kingdom. Higher Education in Europe, 27(4), 423-432. https://doi.org/10.1080/0379772022000071904 DOI: https://doi.org/10.1080/0379772022000071904

Ganga-Contreras, F., Sáez, W., Calderón, A. I., Calderón, Á., & Rodríguez-Ponce, E. (2020). Principales rankings académicos internacionales: El caso de Chile. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 28(107), 407-434. https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701964 DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701964

Gonçalves, A., & Calderón, A. I. (2017). Academic rankings in higher education: Trends of international scientific literature. Revista Diálogo Educacional, 17(54), 1125-1145. https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.054.ds03 DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.DS03

Guimarães, E. R., & Esteves, M. (2018). Sistemas de avaliação da educação superior em Portugal e Brasil. Estudos em Avaliação Educacional, 29(72), 509-630. https://doi.org/10.18222/eae. v29i72.5200 DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5200

Herting, H. P. (2016). Universities, rankings and the dynamics of global higher education: Perspectives from Asia, Europe and North America. Palgrave Macmillan London.

Liu, N. C., & Cheng, Y. (2005). The academic ranking of world universities. Higher Education in Europe, 30(2), 127-136. https://doi.org/10.1080/03797720500260116 DOI: https://doi.org/10.1080/03797720500260116

Marginson, S., & Wende, M. van der. (2007). To rank or to be ranked: The impact of global rankings in higher education. Journal of Studies in International Education, 11(3/4), 306-329. https://doi.org/10.1177/1028315307303544 DOI: https://doi.org/10.1177/1028315307303544

Prado, A. F. B. A. (2021). Performances of the Brazilian universities in the “U-Multirank” in the Period 2017-2020. SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2351 DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2351

Prado, A. F. B. A. (2022). Multidimensional academic evaluation using the ‘U-Multirank’. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 27(1), 159-182. https://doi.org/10.1590/S1414-40772022000100009 DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000100009

QS World University Rankings. (2023). University Rankings 2023. https://www.topuniversities.com/university-rankings

Raan, A. F. J. van. (2005). Fatal attraction-conceptual and methodological problems in the ranking of universities by bibliometric methods. Scientometrics, 62(1), 133-143. https://doi.org/10.1007/s11192-005-0008-6 DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-005-0008-6

Ranking Web of Universities. (2023). https://www.webometrics.info/en

Righetti, S. (2019). O jogo dos rankings: Como surgiram e o que medem as principais classificações de universidades do mundo. Estante Labjor.

Rodrigues, L. M. A., Moreira, K. D., & Martins, C. B. (2020). Estratégias organizacionais no contexto da avaliação da pós-graduação brasileira. Estudos em Avaliação Educacional, 31(77), 287-317. https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7383 DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7383

Shanghai Ranking. (2023). Academic ranking of world universities 2023. http://www.shanghairanking.com/rankings/arwu/2023

Shin, J. C., & Toutkoushian, R. K. (2011). The past, present, and future of University Rankings. In J. C. Shin, R. K. Toutkoushian, & U. Teichler (Eds.), University rankings, the changing academy: The changing academic profession in international comparative perspective (vol. 3). Springer Science. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-1116-7_1

Shin, J. C. L., Toutkoushian, R. K., & Teicher, U. (2011). University rankings, theoretical basis, methodology and impacts on global higher education. Springer. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-1116-7

Sorz, J., Wallner, B., Seidler, H., & Fieder, M. (2015). Inconsistent year-to-year fluctuations limit the conclusiveness of global higher education rankings for university management. PeerJ, 3, Article e1217. https://doi.org/10.7717/peerj.1217 DOI: https://doi.org/10.7717/peerj.1217

Stack, M. (2016). Global university rankings and the mediatization of higher education, palgrave studies in global higher education. Palgrave Macmillan. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137475954

Théry, H. (2010). Classificações de universidades mundiais, “Xangai” e outras. Estudos Avançados, 24(70), 185-205. https://doi.org/10.1590/S0103-40142010000300012 DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142010000300012

Times Higher Education. (2023). World university rankings 2023. https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings

U-Multirank. (2020a). U-Multirank 2020: British universities in global comparison. https://www.umultirank.org/export/sites/default/press-media/media-center/universities/2020/country-reports/UK-Country-report-2020.pdf

U-Multirank. (2020b). U-Multirank 2020: Indicator book 2020. https://www.umultirank.org/export/sites/default/press-media/documents/Indicator-Book-2020.pdf

U-Multirank. (2023a). Frequently asked questions about U-Multirank world university rankings. https://www.umultirank.org/about/u-multirank/frequently-asked-questions/

U-Multirank. (2023b). U-Multirank: Universities compared. Your way. https://www.umultirank.org/

Vught, F. A. van, & Ziegele, F. (Ed.). (2012). Multidimensional ranking: The design and development of U-Multirank. Springer. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-3005-2

Webster, T. J. (2001). A principal component analysis of the US News & World Report tier rankings of colleges and universities. Economics of Education Review, 20(3), 235-244. https://doi.org/10.1016/S0272-7757(99)00066-7 DOI: https://doi.org/10.1016/S0272-7757(99)00066-7

Publicado

21-12-2023

Como Citar

Prado, A. F. B. A. (2023). Estudo do ranking acadêmico multidimensional U-Multirank. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e09117. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9117

Edição

Seção

Artigos