Estudo do ranking acadêmico multidimensional U-Multirank
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v34.9117Palavras-chave:
Avaliação Acadêmica Multidimensional, Avaliação dos Sistemas de Ensino, Rankings Acadêmicos, Avaliação Internacional, Gestão UniversitáriaResumo
Este artigo estuda as dimensões e indicadores do ranking acadêmico internacional multidimensional U-Multirank. O estudo desse ranking é importante no Brasil na atualidade, uma vez que a nova avaliação dos programas de pós-graduação brasileiros utiliza conceitos de avaliação multidimensional, incluindo alguns princípios usados no U-Multirank. Esse ranking apresenta os pontos fracos e fortes de cada instituição acadêmica por meio de 5 dimensões, compostas por 36 indicadores. Esse grande número de dimensões e indicadores gera uma visão mais completa das universidades, mas levanta questões sobre sua independência e disponibilidade de dados. São analisadas as trezentas melhores instituições acadêmicas europeias listadas na edição de 2020 do U-Multirank, explicando as dimensões e indicadores e fazendo correlações estatísticas entre tais indicadores e dimensões.
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