Letramento em matemática dos alunos brasileiros do 2º ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.9044

Palavras-chave:

Avaliação de Educação, Ensino de Matemática, Matrizes de Referência, Proficiência

Resumo

O artigo analisa o modo como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do 2o ano do ensino fundamental avaliou o componente matemática em 2019 a partir da adoção da Base Nacional Curricular Comum. Para isso, discutimos o conceito de letramento matemático e analisamos o alinhamento entre a matriz de referência do Saeb com sua escala de proficiência e os resultados dos alunos. Encontramos lacunas no teste em relação a algumas habilidades da matriz de referência que impedem uma avaliação mais completa do letramento matemático. Mostramos que há uma porcentagem alta de alunos nos níveis mais baixos da escala de proficiência, mas não existe uma interpretação pedagógica dessa escala que permita avaliar a partir de qual nível o letramento matemático pode ser considerado adequado.

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Biografia do Autor

Stella Maris Lemos Nunes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina-MG, Brasil

Doutora em Educação, professora associada do Departamento de Matemática e Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). É líder do Grupo de Avaliação e Pesquisas Educacionais (Gape).

Maria Teresa Gonzaga Alves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil

Doutora em Educação, professora associada do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É líder do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (Nupede).

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Publicado

11-04-2023

Como Citar

Nunes, S. M. L., & Alves, M. T. G. (2023). Letramento em matemática dos alunos brasileiros do 2º ano do ensino fundamental. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e09044. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9044

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Artigos