Registros avaliativos imagéticos na educação física em oito anos de escolarização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.9997

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Registro do Rendimento Escolar, Educação Física, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo objetiva compreender os sentidos atribuídos por uma professora e seus alunos ao uso de registros avaliativos imagéticos (portfólio fotográfico, maquetes, desenhos, cartazes, histórias em quadrinhos) nas aulas de educação física durante oito anos de escolarização. De natureza qualitativa, utiliza como fontes narrativas de uma professora e de 28 alunos do 9º ano do ensino fundamental. Os resultados indicam que o uso desses registros potencializa: a) a autoavaliação; b) o protagonismo estudantil; c) a interpretação dos sentidos atribuídos ao aprender na educação física; e d) a rememoração do processo de ensino-aprendizagem. O artigo conclui que a avaliação por imagens fortalece o diálogo, a pesquisa e a reflexão entre os alunos e sua professora, revelando diferentes formas de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Aline de Oliveira Vieira, Secretaria Municipal de Educação da Serra (SEDU PMS), Serra-ES, Brasil

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Brasil. Mestre e graduada em Educação Física (UFES). Atualmente é professora da Secretaria Municipal de Educação de Serra -ES. Membro do Instituto de Educação e Educação Física (Proteoria\Ufes). Suas linhas de pesquisa são: avaliação em educação física escolar; formação e professores; currículo em educação física na educação básica.

Ronildo Stieg, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Brasil. Mestre e graduado em Educação Física (UFES). Atualmente é bolsista de pós-doutorado da Fapes (Edital Profix 15/2022) vinculado ao PPGE/UFES. Membro do Proteoria. Suas linhas de pesquisa são: avaliação educacional; políticas de avaliação; currículo e formação de professores.

Wagner dos Santos , Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil

Doutor em Educação pela UFES - Brasil. Mestre em Educação (UFMG). Graduado em Educação Física (UFES). Professor do Departamento de Educação Física (UFES), coordenador do PPGE/UFES e líder do Proteoria. Suas linhas de pesquisa são: avaliação educacional; formação de professores; currículo e políticas educacionais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq - Nível 2.

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Publicado

07-12-2023

Como Citar

Vieira, A. de O., Stieg, R., & Santos , W. dos. (2023). Registros avaliativos imagéticos na educação física em oito anos de escolarização. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e09997. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9997

Edição

Seção

Artigos