Iniciativas de avaliação educacional no estado do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.9328

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Avaliação de Programas, Avaliação de Projetos

Resumo

O artigo caracteriza e analisa iniciativas de avaliação educacional desenvolvidas no estado do Ceará que se revestiram de finalidades e atributos distintos do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica, o qual tem sido objeto de diversos estudos. São tratadas três iniciativas, implementadas no decurso dos anos 1980, 1990 e 2000: i) avaliação de cursos de formação de profissionais; ii) avaliação institucional; e iii) avaliação de uma vertente da política educacional. A retrospectiva histórica dessas iniciativas se realizou por meio da consulta a documentos que registram seus objetivos e escopo. Intenta-se, com a difusão dessas proposições, iluminar perspectivas de ação que venham a se integrar ao sistema estadual de avaliação desse e de outros entes federados.

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Biografia do Autor

Sandra Zákia Sousa, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Tem mestrado em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), e doutorado em Educação, pela Universidade de São Paulo (1994). Nesta universidade é professora da Faculdade de Educação, atuando na pós-graduação na área “Estado, Sociedade e Educação”. O campo de pesquisa privilegiado trata de política e avaliação educacional, com produções divulgadas em artigos e capítulos de livros.

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Publicado

11-08-2023

Como Citar

Sousa, S. Z. (2023). Iniciativas de avaliação educacional no estado do Ceará. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e09328. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9328

Edição

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Artigos