Análise dos itens de múltipla escolha das provas do Enade 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.7951

Palavras-chave:

Educação Superior, Enade, Técnicas de Mensuração, Análise de Item

Resumo

Investiga-se se o formato de um item, o nível cognitivo exigido e a posição do item na prova do Enade 2016 afetam os resultados e a probabilidade de anulação. Os itens foram classificados quanto à forma e ao nível cognitivo, com base na literatura e na taxionomia de Bloom. Utilizaram-se medidas da pós-aplicação das provas: índices de facilidade e de discriminação. Para o formato, verificou-se que os itens de asserção-razão foram mais difíceis, os de resposta única tiveram uma capacidade de discriminação em média um pouco maior e um terço dos itens de asserção-razão foi anulado. Quanto ao nível cognitivo, os dois índices têm médias mais baixas nos itens de análise e a proporção de itens anulados desse nível é maior. A hipótese de a posição do item na prova afetar o resultado foi rejeitada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaizô Iwakami Beltrão, Fundação Getulio Vargas (FGV), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Doutor em Estatística por Princeton University. Professor pleno na EBAPE/FGV. Chefe da Estatística na Fundação Cesgranrio.

Monica Cerbella Freire Mandarino, Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora aposentada da Escola de Educação da Unirio. Supervisora de Projetos Educacionais da Fundação Cesgranrio.

Referências

Anderson, L. W., & Krathwohl, D. R. (2001). Uma taxonomia para aprender, ensinar e avaliar: Uma revisão da taxonomia de objetivos educacionais da Bloom. Longman.

Bloom, B. S. (1972). Taxionomia de objetivos educacionais 1: Domínio cognitivo. Globo.

Castro, R. da S., & Moreira, E. V. (2010). Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: Avaliação ou exame? EDUCAmazônia, 4(1), 1-10.

Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2017a). Guia de elaboração e revisão de itens. Inep.

Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2017b). Enade 2017 – Relatório síntese de área: Arquitetura e Urbanismo. Inep.

López Padilla, A., Sánchez Restrepo, H. S., Espinosa Rodríguez, J. D., & Carmona Soto, M. B. (2013). Elaboración de ítems de opción múltiple. Instituto Nacional de Evaluación Educativa.

Oliveira, E. da S. G. de., & Costa, M. de A. (2001). Por um zero consciente? Discussão proativa do Exame Nacional de Cursos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 17(2), 221-232.

QEdu Academia. (2019). Guia prático de elaboração de itens: Breves recomendações sobre como criar itens melhores para as suas provas. QEdu.

Rodrigues, J. F. (2009). Avaliação do estudante universitário. Senac.

Rodrigues, S. G. (2002). Texto adaptado de documento do MEC/Inep para elaboração de itens. In L. Prazeres (Org.), Normas técnicas para a elaboração de itens. Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

27-01-2023

Como Citar

Beltrão, K. I., & Mandarino, . M. C. F. (2023). Análise dos itens de múltipla escolha das provas do Enade 2016 . Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e07951. https://doi.org/10.18222/eae.v34.7951

Edição

Seção

Artigos