Reformulação do instrumento de avaliação docente em uma graduação em Farmácia
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v34.8858Palavras-chave:
Avaliação do Desempenho Docente, Instrumentos de Avaliação, Educação SuperiorResumo
Este trabalho apresenta a elaboração de um questionário para avaliação continuada em um curso de Farmácia. Foram realizadas revisão da literatura e discussões envolvendo o Apoio Pedagógico e a Comissão de Graduação do curso, dando origem à primeira versão do questionário com 20 itens, analisados por especialistas e submetidos a um pré-teste com graduandos; após a etapa de adequação, foi aplicado o Questionário de Avaliação Continuada (QAC) com 21 itens e 383 questionários respondidos. O escore máximo foi atingido por 5,48% dos respondentes, sugerindo que o QAC apresenta evidências de validade de conteúdo e que o processo de reformulação da avaliação continuada descrito pode auxiliar outras instituições de ensino superior que estejam vivenciando cenários semelhantes.
Downloads
Referências
Alves, M. P., Cunha, P. F., Lourenço, A. A., & Monteiro, A. P. (2018). Percepção dos professores sobre a avaliação do desempenho docente. Revista Portuguesa de Educação, 31(1), 61-78. https://doi.org/10.21814/rpe.14082
Bittencourt, H. R., Creutzberg, M., Rodrigues A. C. de M., Casartelli, A. de O., & Freitas, A. L. S. de. (2011). Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação de disciplinas na educação superior. Estudos em Avaliação Educacional, 22(48), 91-113. https://doi.org/10.18222/eae224820111994
Diamantopoulos, A., Riefler, P., & Zeugner-Roth, K. (2008). Advancing formative measurement models. Journal of Business Research, 61(12), 1203-1218. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2008.01.009
Embirucu, M., Fontes, C., & Almeida, L. (2010). Um indicador para a avaliação do desempenho docente em instituições de ensino superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 18(69), 795-820. https://doi.org/10.1590/S0104-40362010000400008
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto. (2020). Projeto Pedagógico.
Gomes, C., & Borges, O. (2008). Limite da validade de um instrumento de avaliação docente. Avaliação Psicológica, 7(3), 391-401.
Ministério da Educação (outubro, 2017). Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Farmácia. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior.
Mokkink, L. B., Terwee, C. B., Knol, D. L., Stratford, P. W., Alonso, J., Patrick, D. L., Bouter, L. M., & Vet, H. C. W. de (2010). The COSMIN checklist for evaluating the methodological quality of studies on measurement properties: A clarification of its content. BMC Medical Research Methodology, 10, Article 22. https://doi.org/10.1186/1471-2288-10-22.
Pasquali, L. (2010). Instrumentação psicológica: Fundamentos e práticas. Artmed.
Souza, A. C., Alexandre, N. M. C., & Guiradello, E. de B. (2017). Psychometric properties in instruments evaluation of reliability and validity. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 26(3) 649-659. https://doi.org/10.5123/s1679-49742017000300022
Streiner, D. L. (2003). Being inconsistent about consistency: When coefficient alpha does and doesn’t matter. Journal of Personality Assessment, 80, 217-222. https://doi.org/10.1207/s15327752jpa8003_01
Streiner, D. L., & Norman, G. R. (2008). Health measurement scales. A practical guide to their development and use (4a ed.). Oxford University Press.
Terwee, C. B., Bot, S. D. M., Boer, M. R. De, Van der Windt, D. A. W. M., Knol, D. L., Dekker, J., Bouter, L. M., & Vet, H. C. W. de (2007). Quality criteria were proposed for measurement properties of health status questionnaires. Journal of Clinical Epidemiology, 60(1), 34-42. https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2006.03.012
Vasconcellos, L., & Guedes, L. F. A. (2007). E-surveys: Vantagens e limitações dos questionários eletrônicos via internet no contexto da pesquisa científica. In Anais do 10. SemeAd – Seminários em Administração. FEA-USP.
Vieira, H. C., Castro, A. E. de, & Schuch, V. F., Jr. (2010). O uso de questionários via e-mail em pesquisas acadêmicas sob a ótica dos respondentes. In Anais do 13. SemeAd – Seminários em Administração. FEA-USP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Estudos em Avaliação Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).