Descrição da competência leitora no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.9183

Palavras-chave:

Avaliação, Leitura, Taxonomia dos Objetivos Educacionais, Objetivos de Aprendizagem

Resumo

Esta pesquisa se propôs a elaborar objetivos de aprendizagem de leitura a partir da análise de sentenças descritoras de itens de avaliações externas em língua portuguesa. O principal referencial teórico foi a Taxonomia Revisada de Bloom, associada ao quadro conceitual do Programme for International Student Assessment 2018 de letramento em leitura. Foram usadas 1.813 sentenças descritoras, obtidas principalmente do Sistema de Avaliação da Educação Básica, a fim de elaborar um conjunto de objetivos com maior precisão dos termos nos enunciados que indicam o que se espera que os alunos aprendam. Como resultado, produziu-se um conjunto de 84 objetivos de aprendizagem de leitura que pode ser considerado uma síntese representativa da área de avaliação em leitura, com potencial de aplicação no ensino ou na avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lauren Nogueira Barbosa, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto-MG, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Fundamental.

Daniel Abud Seabra Matos, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto-MG, Brasil

Graduado em Psicologia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela UFMG, com período Sanduíche na University of Florida. Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Coordenador do Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE) da UFOP.

José Francisco Soares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil

Doutor em Estatística pela University of Wisconsin – Madison e pós-doutor em Educação pela University of Michigan Ann – Arbor. É professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi o primeiro presidente eleito da ABAVE – Associação Brasileira de Avaliação, que em 2011 o escolheu para a homenagem especial. Em 2012 recebeu o prêmio Bunge pelas suas contribuições na área de avaliação educacional. Foi presidente do Inep de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2016. Foi membro do Conselho Nacional de Educação por seis anos, onde foi um dos relatores da Base Nacional Comum Curricular. Participou do Conselho Técnico do INEE – Instituto Nacional de Evaluación Educativa do México e foi consultor do BID e da OECD para questões de avaliação educacional. Sua atuação acadêmica está concentrada no estudo de medidas de resultados educacionais, cálculo e explicação do efeito das escolas de ensino básico e indicadores de desigualdades educacionais.

Referências

Anderson, L. W., Krathwohl, D. R., Airasian, P. W., Cruikshank, K. A., Mayer, R. E., Pintrich, P. R., Raths, J., & Wittrock, M. C. (2014). A taxonomy for learning, teaching, and assessing: A revision of Bloom’s Taxonomy of educational objectives. Pearson New International Edition.

Câmara, J. M., Jr. (1986). Dicionário de linguística e gramática: Referente à língua portuguesa (13a ed.). Vozes.

Charaudeau, P., & Maingueneau, D. (2006). Dicionário de análise do discurso. Contexto.

Costa, S. R. da. (2014). Dicionário de gêneros textuais (3a ed.). Autêntica.

Crystal, D. (1988). Dicionário de linguística e fonética. Jorge Zahar Editor.

Dubois, J., Giacomo, M., Guespin, L., Marcellesi, C., Marcellesi, J.-B., & Mevel, J.-P. (1997-1998). Dicionário de linguística. Cultrix.

Frade, I. C. A. da S., Val, M. da G. C., & Bregunci, M. das G. de C. (Orgs.). (2014). Glossário Ceale: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. UFMG. https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/

Marzano, R. J., & Kendall, J. S. (2007). The need for a revision of Bloom’s Taxonomy. In The new taxonomy of educational objectives (2nd ed., pp. 1-19). Corvin Press.

Ministério da Educação. (2015). Devolutivas pedagógicas das avaliações de larga escala: Fundamentação teórica e metodológica. Inep.

Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ministério da Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD). (2018). The future of education and skills Education 2030: The future we want. OECD Publishing. https://www.oecd.org/education/2030/E2030%20Position%20Paper%20(05.04.2018).pdf

Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD). (2019). PISA 2018 assessment and analytical framework. OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/b25efab8-en DOI: https://doi.org/10.1787/b25efab8-en

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Office Santiago and Regional Bureau for Education in Latin America and the Caribbean. (2016). Los aprendizajes em lectura. In Unesco. Office Santiago and Regional Bureau for Education in Latin America and the Caribbean (Org.), Informe de resultados TERCE: Logros de aprendizaje (pp. 25-49). Unesco.

Perrenoud, P. (2000). Organizar e dirigir situações de aprendizagem. In P. Perrenoud (Org.). Dez novas competências para ensinar (pp. 23-29). Artes Médicas.

Potter, M. K., & Kustra, E. (2012). A primer on learning outcomes and the Solo taxonomy. University of Windsor.

Resolução CNE/CP n.. 2, de 22 de dezembro de 2017. (2017). Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. MEC, Brasília, DF. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZEMBRODE2017.pdf

Downloads

Publicado

27-02-2023

Como Citar

Barbosa, L. N., Matos, D. A. S., & Soares, J. F. (2023). Descrição da competência leitora no ensino fundamental. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e09183. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9183

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>