A desigualdade de oportunidade na Avaliação Nacional da Alfabetização de 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.10119

Palavras-chave:

Desigualdade de Oportunidades, Alfabetização, Avaliação

Resumo

Este artigo investiga a desigualdade de oportunidade no acesso das crianças a níveis adequados de leitura, escrita e matemática. Para tanto, calcularam-se os Indicadores de Oportunidade Humana para os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização de 2016. Os resultados indicam problemas consideráveis nas três dimensões analisadas, agravados ao adotar um padrão mais exigente do que seria um nível adequado de aprendizado. Os indicadores estimados variaram entre 0.41 e 0.61 para o critério menos exigente, e entre 0.07 e 0.23 para o critério mais exigente de aprendizado. A decomposição de Shapley mostra que a desigualdade de oportunidade no acesso a uma boa educação está vinculada majoritariamente (90%) ao nível socioeconômico das escolas e sua localização geográfica.

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Biografia do Autor

Rodrigo Peres de Ávila, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande-RS, Brasil

Professor associado da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e graduado em Economia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui experiência de pesquisa em economia regional, economia da educação, crescimento econômico, pobreza multidimensional e desigualdade de oportunidades.

Renata Sperrhake, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Pedagoga, mestre e doutora em Educação. Professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS). Líder do Grupo Aula: alfabetização, linguagem e ensino e do Grupo de Pesquisa em Educação e Disciplinamento (GPED)

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

Ávila, R. P. de, & Sperrhake, R. (2023). A desigualdade de oportunidade na Avaliação Nacional da Alfabetização de 2016. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e10119. https://doi.org/10.18222/eae.v34.10119

Edição

Seção

Artigos