Revisão sistemática: Pesquisas empíricas acerca do Saeb (1995-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.9051

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Educação Básica, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura sobre o mapeamento da produção científica acerca das pesquisas empíricas relacionadas ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Para tanto, utilizaram-se o método Prisma e a análise bibliométrica. Os artigos foram selecionados no Portal de Periódicos da Capes, SciELO e Doaj e datam de 1995 a 2021. Foram consideradas e examinadas 75 publicações. A partir dessa amostra foi possível a criação de oito categorias, organizadas de acordo com a temática, objetivo e resultado das pesquisas empíricas relacionadas ao Saeb. Como resultado, o estudo apontou a necessidade de pesquisas futuras que proporcionem a consolidação do campo da avaliação educacional com base em evidências produzidas a partir dos dados do Saeb.

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Biografia do Autor

Fábio Alexandre Ferreira Gusmão, Universidade Tiradentes (UNIT), Aracaju-SE, Brasil

Doutor em Educação. Mestre em Psicologia da Educação. MBA em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva. Especialista em Supervisão, Orientação, Gestão da Educação Básica e Inspeção Escolar. Licenciatura em Ciências Biológicas. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas da UNIT.

Simone Silveira Amorim, Universidade Tiradentes (UNIT), Aracaju-SE, Brasil

Docente da Universidade Tiradentes (UNIT) no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012), Mestre em Educação (2006) e Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (2008) pela mesma instituição. Lidera o Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas da UNIT.

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Publicado

22-08-2023

Como Citar

Gusmão, F. A. F., & Amorim, S. S. (2023). Revisão sistemática: Pesquisas empíricas acerca do Saeb (1995-2021). Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e09051. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9051

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