Impacto dos programas institucionais sobre desempenho acadêmico na FURG

Autores

  • Sibelle Cardia Nunes Cruz Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande-RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1369-7110
  • Gibran da Silva Teixeira Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande-RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1420-1260
  • Tiarajú Alves de Freitas Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande-RS, Brasil
  • Márcio Nora Barbosa Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande-RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.8747

Palavras-chave:

PNAES, Desempenho Acadêmico, Propensity Score Matching

Resumo

O presente estudo tem por objetivo avaliar o efeito do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) sobre o desempenho acadêmico dos estudantes beneficiários na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). As informações sobre os estudantes foram disponibilizadas pelo sistema de acompanhamento estudantil da FURG, formando assim uma coorte de estudantes ingressantes em 2013 e identificados semestralmente até 2016. A metodologia utilizada teve como base o método Propensity Score Matching com diferentes estimadores. Após a composição dos grupos de comparação, os resultados indicaram que os estudantes universitários beneficiados pelo Pnaes na FURG tiveram desempenho acadêmico até 21% superior ao dos não beneficiados pelo programa.

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Biografia do Autor

Sibelle Cardia Nunes Cruz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande-RS, Brasil

Mestre em Administração Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede – PROFIAP da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e Servidora da FURG.

Gibran da Silva Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande-RS, Brasil

Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada – PPGE/FURG.

Tiarajú Alves de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande-RS, Brasil

Doutor em Economia Aplicada pelo PPGE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Economia do Mar na FURG.

Márcio Nora Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande-RS, Brasil

Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da FURG e doutor em Economia Internacional pela Escola de Gestão e Negócio da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atua como professor na área de Economia Internacional e Comércio Exterior na FURG.

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Publicado

25-05-2023

Como Citar

Cruz, S. C. N., Teixeira, G. da S., Freitas, T. A. de, & Barbosa, M. N. (2023). Impacto dos programas institucionais sobre desempenho acadêmico na FURG. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e08747. https://doi.org/10.18222/eae.v34.8747

Edição

Seção

Artigos