Relação entre a competência e a experiência em avaliação dos avaliadores do Sinaes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.9951

Palavras-chave:

Avaliação, Competências, Experiência, Sinaes

Resumo

Este estudo busca analisar a relação entre a competência e a experiência em avaliação dos avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Foi feita uma pesquisa Delphi para listar as competências em avaliação consideradas mais adequadas ao contexto do Sinaes. Na sequência foi realizada uma survey para identificar a experiência em avaliação e a autoavaliação deles sobre o desenvolvimento de suas competências. Os dados empíricos evidenciaram que, em todas as dimensões teóricas de competências, quanto maior a quantidade de avaliações feitas, maior o nível de desenvolvimento dessas competências. Recomenda-se que avaliadores mais experientes trabalhem em parceria com outros menos experientes, a fim de desenvolver as competências em avaliação.

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Biografia do Autor

Luis Carlos da Silva Castro, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador-BA, Brasil

Servidor Técnico-Administrativo da UFBA, possui graduação em Administração pela UFBA (2007) e Especialização em Contabilidade Gerencial com ênfase em Controladoria pela UFBA (2015) e Mestrado Profissional em Administração pela UFBA (2021). Ocupa o cargo de Assistente em Administração e está lotado na Faculdade de Direito-UFBA. 

Roberto Brazileiro Paixão, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador-BA, Brasil

Professor do Núcleo de Pós-graduação em Administração (NPGA) da UFBA. Doutor em Administração pela UFBA. 

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Publicado

08-12-2023

Como Citar

Castro, L. C. da S., & Paixão, R. B. (2023). Relação entre a competência e a experiência em avaliação dos avaliadores do Sinaes. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e09951. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9951

Edição

Seção

Artigos