Descripción de la competencia lectora en la educación básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.9183

Palabras clave:

Evaluación, Lectura, Taxonomía de los Objetivos Educativos, Objetivos de Aprendizaje

Resumen

Esta investigación se propuso a elaborar objetivos de aprendizaje de lectura a partir del análisis de sentencias descriptoras de ítems de evaluaciones externas en el idioma portugués. Su principal referente teórico fue la Taxonomía Revisada de Bloom, asociada al cuadro conceptual del Programme for International Student Assessment 2018 de alfabetización en lectura. Se utilizaron 1.813 sentencias descriptoras, que se obtuvieron sobre todo en el Sistema de Evaluación de la Educación Básica, con el propósito de elaborar un conjunto de objetivos más precisos de los términos en los enunciados que indican qué se espera que aprendan los estudiantes. Como resultado, se produjo un conjunto de 84 objetivos de aprendizaje de lectura que se puede considerar como un síntesis representativo del área de evaluación en lectura, con potencial de aplicación en la enseñanza o en la evaluación.

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Biografía del autor/a

Lauren Nogueira Barbosa, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto-MG, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Fundamental.

Daniel Abud Seabra Matos, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto-MG, Brasil

Graduado em Psicologia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela UFMG, com período Sanduíche na University of Florida. Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Coordenador do Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE) da UFOP.

José Francisco Soares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil

Doutor em Estatística pela University of Wisconsin – Madison e pós-doutor em Educação pela University of Michigan Ann – Arbor. É professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi o primeiro presidente eleito da ABAVE – Associação Brasileira de Avaliação, que em 2011 o escolheu para a homenagem especial. Em 2012 recebeu o prêmio Bunge pelas suas contribuições na área de avaliação educacional. Foi presidente do Inep de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2016. Foi membro do Conselho Nacional de Educação por seis anos, onde foi um dos relatores da Base Nacional Comum Curricular. Participou do Conselho Técnico do INEE – Instituto Nacional de Evaluación Educativa do México e foi consultor do BID e da OECD para questões de avaliação educacional. Sua atuação acadêmica está concentrada no estudo de medidas de resultados educacionais, cálculo e explicação do efeito das escolas de ensino básico e indicadores de desigualdades educacionais.

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Publicado

2023-02-27

Cómo citar

Barbosa, L. N., Matos, D. A. S., & Soares, J. F. (2023). Descripción de la competencia lectora en la educación básica . Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e09183. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9183

Número

Sección

Artículos

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