Medida das desigualdades de aprendizado entre estudantes de ensino fundamental

Autores

  • José Francisco Soares Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Victor Maia Senna Delgado Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4101

Palavras-chave:

Indicadores Educacionais, Desigualdades Educacionais, Prova Brasil, Ensino Fundamental.

Resumo

Neste artigo, uma situação de igualdade educacional é definida como aquela em que quaisquer grupos de estudantes têm a mesma distribuição de desempenho cujos valores correspondem a aprendizados que os habilitam a uma inserção produtiva e pessoalmente satisfatória na sociedade. O principal objetivo desse texto é introduzir um indicador de desigualdade educacional definido como a distância entre a distribuição ideal de desempenho e a observada em um dado grupo de estudantes. As análises apresentadas mostram que as desigualdades no ensino fundamental brasileiro são muito grandes e que nunca desaparecerão caso as melhorias continuem no ritmo atual.

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Biografia do Autor

José Francisco Soares, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Aposentado - Faculdade de educação UFMG.

Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais - FAE - UFMG

Victor Maia Senna Delgado, Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Universidade Federal de Ouro Preto
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Departamento de Economia

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Publicado

22-12-2016

Como Citar

Soares, J. F., & Delgado, V. M. S. (2016). Medida das desigualdades de aprendizado entre estudantes de ensino fundamental. Estudos Em Avaliação Educacional, 27(66), 754–780. https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4101

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