Heterogeneidade Acadêmica dos Alunos admitidos na UFMG e PUC-MG
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae01719982262Palavras-chave:
Avaliação Institucional, TRI, UFMG, PUC-MG, Cursos, Avaliação da Aprendizagem, Estatística, Exame Nacional de CursosResumo
Os autores comprovam, empiricamente, através desse artigo, que os alunos admitidos na PUC-MG, em 1995, têm menor habilidade acadêmica e menor índice de posição social que aqueles admitidos na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, no mesmo ano e mesmo curso. Este resultado foi obtido com a aplicação da Teoria de Resposta ao Item, cujo uso foi viabilizado pela existência das respostas de todos os alunos a todas as questões das provas dos vestibulares nas duas Universidades. Essa constatação implica que os resultados brutos do Exame Nacional de Cursos, aplicado pelo MEC, não podem ser usados para comparar instituições de ensino, como a divulgação dos resultados sugere.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).