Evidências do efeito da repetência nos primeiros anos escolares

Autores

  • Erisson Viana Correa Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Alicia Bonamino Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Tufi Machado Soares Departamento de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255920142862

Palavras-chave:

Repetência, Avaliação do Rendimento Escolar, Pesquisa Longitudinal, Ensino Fundamental

Resumo

No contexto do debate sobre as vantagens e desvantagens da repetência escolar como medida pedagógica, este trabalho pretende verificar os efeitos dessa prática sobre o desempenho de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo é investigar se alunos que repetiram, mesmo ao custo de um ano extra de escolarização, apresentam ganhos reais de proficiência que justifiquem a utilização de tal medida. Para tanto, desenvolvemos um estudo observacional que compara dois grupos de alunos, repetentes e promovidos, organizados por pareamento assistido, analisando o impacto da repetência nas medidas de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática desses grupos em diferentes momentos da sua trajetória escolar. Os resultados mostram que, ao longo do tempo, os alunos repetentes aprendem menos que os promovidos. Quando comparados em uma mesma série, independente do ano letivo em que a cursaram, os repetentes se saem melhor, embora o efeito em Língua Portuguesa se perca ao longo das séries.

 

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Biografia do Autor

Erisson Viana Correa, Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

 

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Orientador Pedagógico do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro.

 

erisson@cp2.g12.br

 

Alicia Bonamino, Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professora Doutora do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Coordenadora do Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd) da PUC-Rio

alicia@puc-rio.br

Tufi Machado Soares, Departamento de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Professor Doutor do Departamento de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Coordenador de Pesquisa do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da UFJF

tufi@caed.ufjf.br

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Publicado

30-12-2014

Como Citar

Correa, E. V., Bonamino, A., & Soares, T. M. (2014). Evidências do efeito da repetência nos primeiros anos escolares. Estudos Em Avaliação Educacional, 25(59), 242–269. https://doi.org/10.18222/eae255920142862

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