Avaliação de cursos pelos alunos: considerações

Autores/as

  • Heraldo Marelim Vianna

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02920042162

Palabras clave:

Avaliação institucional, Avaliação de Curso, Interação Professor-aluno, Auto-Avaliação, Avaliação de Pares

Resumen

O artigo procura discutir as dimensões envolvidas no processo de avaliação de cursos universitários pelos próprios alunos. Apresenta, inicialmente, algumas experiências do autor tendo por objetivo ilustrar uma de suas teses: a de que a avaliação gera conhecimentos fundamentais para o planejamento e para a ação institucional. Procura destacar, e considera indispensável, a ação interativa professor/aluno na orientação da aprendizagem. Ressalta, a seguir, que a avaliação de cursos, quando bem conduzida, reflete o impacto do processo educacional por intermédio do pensar e do agir dos alunos/avaliadores. Algumas características ligadas à figura do professor, especialmente as relacionadas ao seu desempenho em sala e à orientação dos alunos, são amplamente consideradas. Ao final, o texto analisa a integração da auto-avaliação do professor e da avaliação dos vários professores que participam da unidade departamental como essenciais à apreciação da qualidade de um curso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heraldo Marelim Vianna

Publicado

2004-06-30

Cómo citar

Vianna, H. M. (2004). Avaliação de cursos pelos alunos: considerações. Estudos Em Avaliação Educacional, (29), 137–148. https://doi.org/10.18222/eae02920042162

Número

Sección

Artículos