Avaliação: considerações teóricas e posicionamentos

Autores

  • Heraldo Marelim Vianna

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae01619972267

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Mensuração, Sistema de Educação, Brasil

Resumo

O autor discute a importância da avaliação no atual contexto educacional brasileiro e o interesse que essa temática vem despertando junto à sociedade. A questão da avaliação é posta em relação às grandes transformações sociais que afetam na hora presente a educação, pondo em destaque a questão da sua qualidade. O artigo enfoca a questão da avaliação diferenciando-a da mensuração e ressaltando a importância de juízos de valor, analisa as relações entre avaliação e pesquisa, e apresenta a discussão dos paradigmas e modelos em avaliação. Ao final, considera as abordagens responsiva e iluminativa em avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heraldo Marelim Vianna

Downloads

Publicado

30-12-1997

Como Citar

Vianna, H. M. (1997). Avaliação: considerações teóricas e posicionamentos. Estudos Em Avaliação Educacional, (16), 5–36. https://doi.org/10.18222/eae01619972267

Edição

Seção

Artigos