Sobre a Revista

Foi criada em 1990, como desenvolvimento da revista Educação e Seleção (1980-1989), e até 2020 era uma revista quadrimestral, tornando-se uma publicação contínua em 2021. Publica trabalhos relacionados com a avaliação educacional e a análise de políticas e programas que dialogam com a avaliação e/ou venham a subsidiar estudos avaliativos, acolhendo trabalhos originários de diferentes áreas das ciências humanas, com perspectivas teóricas e metodológicas diversas, propiciando a troca de informações e o debate acadêmico.

Estudos em Avaliação Educacional é A1 no Qualis Periódicos 2017-2020.

ISSN: 0103-6831 | e-ISSN: 1984-932X

                    Visualizar v. 35 (2024)

Edição Atual

v. 35 (2024)
Publicado: 18-01-2024

Artigos

  • O uso de rubricas na educação básica: Revisão e recomendações

    Susan M. Brookhart
    e10803
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10803
  • Meta-avaliação de aspectos emancipatórios: Uma proposta teórico-metodológica

    Ivan dos Santos Oliveira, José Carlos Rothen
    e10631
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10631
  • Rubrica: Recurso na avaliação do aprendizado da anamnese no curso de Medicina

    Juliana Lara de Oliveira, Gladys Rocha, Ocimar Munhoz Alavarse
    e10674
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10674
  • Mapeamento das produções científicas sobre o clima escolar: Revisão integrativa

    Pâmela Schultz Danzmann, Natan Daniel da Silva, Ana Claudia Pinto da Silva, Lenon Goulart de Vargas, Jana Gonçalves Zappe, Naiana Dapieve Patias
    e10687
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10687
  • Indicadores qualitativos na avaliação da pós-graduação em educação

    Robert Evan Verhine, Lys Maria Vinhaes Dantas, Ângelo Ricardo de Souza
    e10777
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10777
  • Avaliação sustentável no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior

    Erico Fernando Lopes Pereira-Silva
    e10026
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10026
  • Concepções de professores de língua portuguesa sobre avaliação

    Natália Peixoto Trevisan
    e10221
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10221
  • Segunda opção no SiSU e evasão: Uma análise para a FURG

    Pâmela Weber Barbosa, Gibran da Silva Teixeira, Vinícius Halmenschlager, Eduardo André Tillmann
    e09186
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.9186
  • Habilidades sociais e empatia em professores do ensino fundamental

    Camila Heck, Andrieli Zorzo, Camila Rosa de Oliveira, Marcia Fortes Wagner
    e10501
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10501
  • A avaliação ampliativa aplicada à produção de vídeos estudantis de matemática

    Maria da Graça Peraça, Rafael Montoito
    e10503
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10503
  • Avaliação do Sinaes para as bibliotecas universitárias: O sentido das pesquisas

    Heloisa dos Santos Brasil, Maria Edilene da Silva Ribeiro
    e10544
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10544

Avaliando o PNE 2014-2024

  • Monitoramento das trajetórias educacionais nos municípios

    Izabel Costa da Fonseca, Clarissa Guimarães Rodrigues, Esmeralda Correa Macana, Maria Teresa Gonzaga Alves, José Francisco Soares
    e10579
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10579
  • 10% do PIB para financiar o PNE 2024-2034: O futuro da educação no Brasil

    Nelson Cardoso Amaral, Lúcia Maria de Assis, Joicy Mara Rezende Rolindo
    e10580
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10580
  • O plano para a Ciência no Brasil: Sugestão de indicadores para o próximo decênio

    Vinícius da Silva Carvalho, Andréia Francisco Afonso, Helena Rivelli de Oliveira, Pablo Rafael de Oliveira Carlos
    e10581
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10581
  • Alcance da Meta 1 do PNE 2014-2024: Diálogos entre acesso e qualidade

    Maria Luiza Rodrigues Flores, Denise Madeira de Castro e Silva, Ariete Brusius
    e10587
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10587
  • PNE 2014-2024: (Não) cumprimento das metas e a efetividade do direito à educação

    Dirléia Fanfa Sarmento, Rute Henrique da Silva Ferreira , Gustavo Arossi
    e10590
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10590
  • Balanço do PNE (2014-2024): As políticas de ação afirmativa na educação superior

    Denise Carreira, Rosana Heringer
    e10593
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10593
  • Plano Nacional de Educação 2014-2024: Resultados e desafios no ensino superior

    Guilherme de Lima Miotti, Helio Radke Bittencourt, Marco Tulio Aniceto Franca
    e10569
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10569
  • A participação no monitoramento e avaliação do Plano de Educação de Macapá

    Priscila de Jesus Braga Coelho, Margareth Guerra
    e10840
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10840
  • Universalização do ensino médio e abandono escolar: O que dizem os dados de 2022

    Rodrigo Travitzki
    e10907
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10907
  • Meta-avaliação: Análise do percurso avaliativo do PME/Dourados 2015-2024

    Evally Solaine de Souza Rodrigues, Maria Alice de Miranda Aranda
    e11069
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.11069
  • A extensão no currículo sob a ótica do Plano Nacional de Educação

    Mônica Luiza Simião Pinto, Thais Pacievitch, Dione Mari Caetano, Ana Maria Eyng
    e11109
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.11109
  • Uma proposta de indicadores para acompanhar licenciados na educação básica

    Luiz Felipe de Moura da Rosa, Alexsandro Pereira de Pereira
    e11163
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.11163
  • O PME de municípios brasileiros fronteiriços: Diagnóstico da meta para a gestão

    Andréia Vicência Vitor Alves, Andrêssa Gomes de Rezende Alves
    e10499
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10499
  • Avaliação das subcapacidades municipais demandadas pela Meta 1 do PNE 2014-2024

    Naira Muylaert, Bruno Tovar Falciano
    e10423
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10423
  • Educação do campo no PNE (2014-2024) e PME de Abaetetuba-PA (2015-2025)

    Francisauro Fernandes da Costa, Heloisa da Silva Borges, Eraldo Souza do Carmo
    e10444
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10444
  • Implementação da Meta 1 do Plano Municipal de Educação em Castro Alves, Bahia

    Fernanda Rodrigues de Brito Carvalho, Lys Maria Vinhaes Dantas
    e10455
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10455
  • Meta de ampliação da oferta de creches e judicialização do direito à educação

    Marciano Seabra de Godoi, Nicolle Zanato Di Francia
    e10465
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10465
  • PNE, SNE e políticas curriculares nacionais: Lutas prioritárias em tempos de BNCC

    Thais Almeida Costa, Wesley Araújo, Branca Jurema Ponce
    e10475
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10475
  • Análise do ensino médio e da educação profissional nas metas do PNE (2014-2024)

    Ramon de Oliveira
    e10488
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10488
  • PNE 2014-2024: Uma análise da Meta 6 para a construção do novo PNE

    Ligia Martha C. C. Coelho, Sabrina Moehlecke, Bruno Adriano Rodrigues da Silva
    e10492
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10492
  • Nivelando por baixo: Pandemia e queda de aprendizado no ensino fundamental

    Adriano Souza Senkevics, Victor Gabriel Alcantara
    e10525
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10525
  • Acesso à creche nos municípios brasileiros e o Plano Nacional de Educação

    André Augusto Couto, Sandra Zákia Sousa
    e10527
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10527
  • Inglês e avaliação no ensino fundamental I: Propostas para o PNE 2025-2035

    Gladys Quevedo-Camargo, Juliana Reichert Assunção Tonelli
    e10547
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10547
  • Os limites do PNE (2014-2024) no regime de colaboração

    Catarina Ianni Segatto, Karoline de Oliveira, André Luís Nogueira da Silva
    e10549
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10549
  • Apontamentos sobre a EJA no PNE (2014-2024) e no PME de Salvador (2016-2026)

    Cleide Pereira Oliveira, Eliane Cadoná
    e10552
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10552
  • A Meta 19 do PNE e a complementação do Fundeb categoria Vaar

    Maria Goreti Farias Machado , Josicler Ames
    e10559
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10559

Avaliação em Larga Escala na América Latina

  • A avaliação padronizada e seus efeitos na educação no Uruguai

    Mariana Sarni Muñiz, José Luis Corbo Bruno
    e10946
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10946
  • Análise comparativa de matrizes de avaliação: Enem, Paebes, Planea e Exeims-BC

    Mateus Gobbi dos Santos, Ronildo Stieg, Berenice Morales González, Wagner dos Santos
    e10997
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10997
  • Uma análise das questões de Matemática da Prova Paraná 2023

    Gabriel dos Santos e Silva, Fernanda Boa Sorte Rocha, Francielle Silva Gardin
    e11027
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.11027
  • Alfabetização e avaliação na América Latina. Agenda socioeducacional da Unesco

    Inés Rodríguez Moyano, Lucrecia Rodrigo
    e11041
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.11041
  • Uma breve história dos testes de alto impacto e seus futuros possíveis

    María Jesús Gutiérrez Domínguez
    e11050
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.11050
  • Autonomia e docência no cotidiano escolar sobralense: Efeitos da accountability

    Débora Cristina Vasconcelos Aguiar, Paulo Meireles Barguil
    e10373
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10373
Ver Todas as Edições