Avaliações da educação básica em municipalidades do Ceará: 30 anos de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.9040

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Gestão da Educação, Educação Básica

Resumo

Este artigo apresenta o retrospecto histórico das práticas avaliativas executadas pelos municípios do Ceará, a partir de ações pioneiras desenvolvidas nos anos de 1980 e voltadas ao aprimoramento de programas educacionais, como o Programa de Expansão e Melhoria da Educação no Meio Rural e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Essas ações federais impulsionaram a criação de mecanismos estaduais e municipais de avaliação educacional. No rol dessas ações, encontra-se aquele que foi o primeiro sistema estadual de avaliação educacional: o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará, cujo modelo e influência permitiram o desenvolvimento de variados desenhos municipais de avaliação educacional.

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Biografia do Autor

Antônia Bruna da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró-RN, Brasil

Professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN); Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Wagner Bandeira Andriola, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, Brasil

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad Complutense de Madrid (2002); Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC); Pesquisador Nível 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Coordenador do Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC/UFC).

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Publicado

31-01-2023

Como Citar

Silva, A. B. da, & Andriola, W. B. (2023). Avaliações da educação básica em municipalidades do Ceará: 30 anos de história. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e09040. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9040

Edição

Seção

Artigos