Estudo sobre o viés de itens em testes de rendimento: uma retrospectiva

Autores

  • Wagner Bandeira Andriola

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae173520062111

Palavras-chave:

Testes De Rendimento, Funcionamento Diferencial Do Item (DIF), Avaliação Educacional

Resumo

O texto retrata a origem dos estudos sistemáticos que abordam a temática dos vieses dos itens e dos testes educacionais, ressaltando os procedimentos mais freqüentemente utilizados em tal atividade. Destaca o conceito do termo funcionamento diferencial do item (DIF), caracterizando-o como adverso ou benigno a um determinado grupo demográfico. Além do mais, enfatiza a existência do DIF uniforme ou consistente e do DIF não-uniforme ou inconsistente. Por fim, destaca a idéia central: a presença do DIF é um fator de injustiça à atividade de avaliação educacional.

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Biografia do Autor

Wagner Bandeira Andriola

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Publicado

30-12-2006

Como Citar

Andriola, W. B. (2006). Estudo sobre o viés de itens em testes de rendimento: uma retrospectiva. Estudos Em Avaliação Educacional, 17(35), 115–134. https://doi.org/10.18222/eae173520062111

Edição

Seção

Artigos