Implementação de políticas públicas educacionais na perspectiva dos agentes burocráticos

Autores

  • Maria Océlia Mota Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5656

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação, Avaliação da Educação, Metodologia

Resumo

Este estudo traz para o campo da educação novas possibilidades para a análise da implementação de políticas educacionais, ao procurar compreender o processo de implementação do Prêmio Escola Nota Dez (PENDez) no estado do Ceará, por meio da percepção dos agentes implementadores em quatro pares de escolas parceiras da região do Cariri (CE). As escolhas teórico-metodológicas na perspectiva da Burocracia de Nível de Rua e da Burocracia de Médio Escalão abriram um leque de possibilidades de pesquisa junto aos agentes implementadores e sua interação com o contexto da política. A pesquisa mostra que os agentes implementadores fazem adaptações no currículo, na avaliação e no trabalho pedagógico para a obtenção da premiação. Além disso, essas intervenções afetam a interpretação do PENDez e sua implementação e, por isso, a política termina sendo adaptada às possibilidades e aos constrangimentos impostos pelas agências implementadoras.

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Biografia do Autor

Maria Océlia Mota, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Departamento de Educação. Área de avaliação de políticas educaacionais

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Publicado

21-05-2021

Como Citar

Mota, M. O. (2021). Implementação de políticas públicas educacionais na perspectiva dos agentes burocráticos. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(72), 684–709. https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5656

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