Sobre a Revista

Desde 1971, a revista Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) divulga a produção acadêmica relacionada com a educação. Dedica especial atenção às desigualdades sociais e contempla estudos que abordam, de forma interdisciplinar, questões relacionadas a gênero, relações étnico-raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família e políticas públicas.

Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) é A1 em Educação no Qualis Capes.

ISSN: 0100-1574 (impresso) | e-ISSN: 1980-5314

                    Visualizar v. 54 (2024)

Edição atual

v. 54 (2024)
Publicado: 31-01-2024

Trabalho Doméstico: Casa, Mercado e Política

Artigos

  • Produção da diferença: Educação escolar quilombola e as ciências sociais

    Antonio Jorge Gonçalves Soares, Kalyla Maroun, David Gonçalves Soares
    e11128
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411128
  • Formação docente em escrita e didática específica: Rumo a um modelo formativo

    María Jesús Espinosa, Javiera Figueroa-Miralles
    e10778
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410778
  • Visibilidade e reconhecimento sociopolítico: O povo de axé nas pós-graduações

    Cleyde Rodrigues Amorim
    e10786
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410786
  • Condições laborais da juventude rural do México

    Felipe Contreras Molotla
    e10716
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410716
  • Autismo e políticas públicas brasileiras: Nomeações, representações e ausências

    Cláudia Felisbino, Patrícia Graff
    e10617
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410617
  • Concepções da colaboração docente nas políticas educacionais chilenas vigentes

    Constanza San Martín, Johana Contreras, Solange Muñoz Jorquera
    e11094
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411094
  • Colonizando os sentidos de crianças amazônidas: A formação proposta em A Escola

    Luana Costa Viana Montão, Paula Lorena Cavalcante Albano da Cruz, Juan Carlo da Cruz Silva
    e11237
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411237
  • Desafios e controvérsias da formação ética nas universidades de Bogotá

    Catalina López Gómez, Alejandro Farieta-Barrera, Claudia Patricia Roa-Mendoza
    e10460
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410460
  • Políticas educacionais e funções do ensino para a inclusão LGBTQIA+ na América Latina

    Percy Emanuel Mejia-Elvir
    e11266
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411266
  • Afetamentos da cultura da escola na inserção profissional docente

    Marilza Maia de Souza de Paiva, Giseli Barreto da Cruz
    e11280
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411280
  • Interseccionalidade: Múltiplas marginalizações de estudantes deslocadas

    Susana Yepes-Cardona, Élida Giraldo-Gil
    e11334
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411334
  • O estado da arte do campo da didática no Brasil: As produções científicas no período de 2008 a 2018

    Giovanna Martin-Franchi, Márcia de Souza Hobold
    e11342
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411342
  • Racismo e reivindicação de reconhecimento na experiência curricular

    Silvane Lopes Chaves, Elizabeth Macedo
    e11354
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411354
  • Avaliação de contexto da educação infantil: Instrumentos, métodos, resultados e usos

    Eliana Maria Bahia Bhering
    e10206
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410206
  • Resistências institucionais e antigénero à igualdade de género na educação em Portugal

    Rosa Filomena Brás Lopes Monteiro
    e11410
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411410
  • Estudar… E depois o quê? Contextos e dilemas da juventude rural espanhola

    Manuel Tomás González-Fernández, Javier Águila-Díaz
    e10695
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410695
  • Transporte escolar rural: Limites e oportunidades para a enraizamento da população

    Julio A. del Pino-Artacho, Luis Camarero-Rioja
    e10704
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410704
  • Direito linguístico-educacional para alunos surdos e o “além-acessibilidade”

    Vanessa Regina de Oliveira Martins, Maura Corcini Lopes
    e10710
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410710
  • Crianças e história: O tempo como conceito e a narrativa da temporalidade

    Maria Aparecida Leopoldino
    e10725
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410725
  • Meninos do campo? Projetos educativos e laborais de jovens da horticultura

    María Virginia Nessi
    e10727
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410727
  • “Reginaldo Prandi”, terceira mulher de Xangô: Leituras errantes de nomes próprios

    Claudia Rosa Riolfi, Emari Andrade, Renata de Oliveira Costa
    e10746
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410746
  • Yvonne Jean: Um olhar sobre a Escola Regional de Meriti, RJ, 1948

    Juarez José Tuchinski dos Anjos, Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro
    e10773
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410773
  • Comissão de heteroidentificação e classificação racial de estudantes pardos

    Adriana S. R. Dantas, Guilherme Augusto Vasconcellos Isidoro
    e10689
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410689
  • A produção sobre educação escolar indígena em teses e dissertações no Brasil

    Marcineia Vieira de Almeida Santos Tupinambá, Luana Costa Almeida
    e10855
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410855
  • Chaves didáticas e organizacionais de práticas inovadoras segundo os professores

    Gabriel H. Travé González, José Ramón Márquez Díaz, José Ramón Mora Márquez
    e10937
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410937
  • Grupos de diálogo como metodologia de pesquisa em educação

    Tamiris Pereira Rizzo, Elliz Celestrini Mangabeira, Juliana Dias Rovari Cordeiro, Felipe Ribeiro da Silva, Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca
    e10476
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410476
  • Ensino médio: Criando um projeto moral para gerenciar o futuro dos jovens

    Alice Casimiro Lopes
    e11191
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411191
  • Assessores pedagógicos no ensino fundamental: Quem são e como organizam seu trabalho

    Norma Nélida Reséndiz-Melgar
    e10752
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410752
  • Desigualdades de gênero em STEM: O caso das acadêmicas universitárias no Chile

    Claudia González-Cid
    e10649
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410649
  • Topografia da formação de professores de História na Amazônia brasileira

    Mauro Cezar Coelho, Italo Luis Souza de Souza
    e10634
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410634
  • Heurísticos para pesquisar a sociogênese das disciplinas escolares

    Raúl López-Castelló, David Parra-Monserrat
    e10625
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410625
  • Pessoas com deficiência e as cotas do Sisu: Mapeamento dos critérios de elegibilidade

    Adriana Pagaime, Rosângela Gavioli Prieto
    e10610
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410610
  • Profissional de apoio escolar e políticas públicas em educação especial

    Clarissa Haas, Claudio Roberto Baptista, Claudia Rodrigues de Freitas
    e10545
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410545
  • Violência escolar no Chile: Desafios a partir da visão docente

    Nibaldo Benavides-Moreno, Sebastián Donoso-Díaz, Daniel Reyes-Araya, Viviana Salas Pozo
    e10528
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410528
  • Reflexão colaborativa de didatas com base em um self-study interinstitucional

    Carolina Martínez-Galaz, Carolina Henríquez-Rivas, Nuria Climent-Rodríguez, Carlos Vanegas-Ortega, Luz Mejía-Aristizabal
    e10065
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410065
  • Falemos sobre o binômio teoria-prática no ensino: Mapeando autores e posturas

    Ana Zavala
    e10473
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410473
  • O currículo como espaço de acolhimento

    Susana Yepes-Cardona, Élida Giraldo-Gil
    e10442
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410442
  • Experiência escolar no ensino médio noturno: Uma análise comparativa

    Hamanda Pontes, Wivian Weller
    e10374
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410374
  • Pesquisa e inovação responsáveis na área da educação: Uma revisão sistemática

    Jéssica Karollayne Pinheiro Lopes , Patrícia Lupion Torres
    e10125
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410125
  • Ressignificação da avaliação-aprendizagem como prática de liberdade

    Andrea Alejandra Rodríguez-Venegas, Carolina Pilar Villagra-Bravo, Omar Andrés Aravena-Kenigs
    e10121
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410121
  • Programa de Inovação Educação Conectada: Política de ampliação do capital

    Marcos Antonio Alves Filho, Júlia Cavasin Oliveira, Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
    e10079
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410079
  • O trabalho com fotografias em sala de aula: Uma análise multissemiótica

    Isabela Vieira Lima, Hellen Teixeira Silva, Helena Maria Ferreira
    e10073
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410073
  • Arte-educação por meio da democracia nos institutos federais

    Charles Immianovsky
    e10341
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410341
  • A inovação em uma escola vulnerável: Uma experiência de pesquisa-ação

    Carmen Gloria Garrido-Fonseca, René Valdés-Morales, Beatriz Parra-Vásquez
    e10358
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410358
  • Intersetorialidade e transversalidade: Análise do Brasil Carinhoso (2012-2015)

    Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, Mariana Mazzini Marcondes, Marta Ferreira Santos Farah
    e10394
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410394
  • Fatores que impedem que as mulheres acadêmicas obtenham pós-graduação

    Andrea Fuentes Ortega, Edith Fuentes Ortega, Elisa Fuentes Ortega
    e10605
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410605

Espaço Plural

  • Lucie Tanguy (1937-2024)

    Liliane Bordignon de Souza, Aparecida Neri de Souza
    e11444
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411444
  • Explorando a linguagem neutra com linguistas, professores e pessoas não binárias

    Arthur Marques de Oliveira, Iran Ferreira de Melo, Nai Monteiro
    e10424
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410424

Resenhas

  • Em quê o “alfabeto das colisões” pode servir a pesquisadoras em educação?

    Marcos da Rocha Oliveira
    e11257
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411257
  • A subjetividade da experiência de ser negro

    Agenor Lopes Filho, Sônia Regina da Luz Matos
    e10859
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410859
  • O sistema público de ensino frente ao neoliberalismo na Espanha e no Brasil

    Victor Hugo da Silva Vasconcellos
    e10851
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410851

Agradecimentos

  • Agradecimentos a pareceristas

    e11679
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411679
Ver Todas as Edições