Sobre a Revista
Foco e Escopo
Criada em 1971, Cadernos de Pesquisa é uma revista científica da Fundação Carlos Chagas (São Paulo, Brasil) que tem como objetivo divulgar a produção acadêmica relacionada com a educação. Dedica especial atenção às desigualdades sociais e contempla estudos que abordam, de forma interdisciplinar, questões relacionadas a gênero, relações étnico-raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família e políticas públicas. Acolhe manuscritos inéditos, com perspectivas teóricas diversas, com prioridade para a publicação de pesquisas de caráter empírico, histórico ou documental. Contempla ensaios, entrevistas, resenhas e excepcionalmente relatos de experiência. Referência para a formação de pesquisadores, a revista tem como critérios para avaliação: a relevância social, as contribuições teóricas e metodológicas e o caráter inovador dos estudos. A partir de 2021, adota a modalidade de publicação contínua, estruturada nas seguintes seções:
- Teorias, Métodos, Pesquisa Educacional: Pesquisas e estudos teóricos sobre Educação e sobre tendências, metodologias e ética na Pesquisa Educacional.
- Políticas Públicas, Avaliação e Gestão: Pesquisas sobre Estado, Legislação, Políticas, Avaliação, Sistemas Educacionais.
- Educação Superior, Profissões, Trabalho: Pesquisas sobre acesso e organização do ensino superior, formação profissional, relações raciais e de gênero.
- Educação Básica, Cultura, Currículo: Pesquisas sobre práticas educativas e sociabilidades nas instituições educacionais (da creche ao ensino médio), políticas de currículo.
- Formação e Trabalho Docente: Pesquisas sobre profissão docente, formação de professores e educadores, condições de trabalho.
- Espaço Plural: Entrevistas, homenagens, documentos de valor acadêmico e histórico.
- Resenhas
A revista publica textos em português e espanhol em versão on-line, no Portal de Publicações da FCC e em diversas bases indexadoras. Artigos aceitos em outros idiomas devem ser traduzidos ao português. Artigos aceitos podem ser também publicados na versão para a língua inglesa. Cadernos de Pesquisa não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC), mas os custos de tradução são de responsabilidade dos autores. A versão on-line é de acesso aberto e gratuito.
O título abreviado da Revista é Cad. Pesqui., que deve ser usado em notas de rodapé e referências bibliográficas.
Processo de avaliação pelos pares
Os originais recebidos passam por quatro etapas:
1) Submissão a programas de controle de plágio e autoplágio: o objetivo é verificar o ineditismo do texto.
2) Avaliação prévia pelo Comitê Editorial: o Comitê julga a adequação dos textos à linha editorial da revista; às normas de publicação por ela estabelecidas; e à qualidade do trabalho, isto é, o seu potencial de publicação.
3) Processo duplo cego: caso passem por essa triagem inicial, os textos serão encaminhados para serem avaliados quanto ao mérito por especialistas da área.
4) Decisão final: os pareceres emitidos passarão pela análise do Comitê Editorial, que dará decisão final emitindo um parecer consolidado.
Cadernos de Pesquisa adota o sistema duplo-cego para avaliação dos manuscritos pelos pares, preservando a identidade do autor em relação ao parecerista e vice-versa. A avaliação envolve, em geral, dois pareceristas. Eventualmente, o Comitê Editorial pode designar um dos editores para a avaliação.
No parecer consolidado, emitido pelo Comitê Editorial, os autores receberão uma comunicação informando se seu texto foi aceito, rejeitado ou se necessita de alterações para publicação. No último caso, o artigo reformulado é submetido a nova rodada de avaliação. O Comitê Editorial reserva-se o direito de recusar artigos cujas modificações não atendam a contento às solicitações encaminhadas.
As submissões na forma de entrevistas, relatos de experiência e resenhas são avaliadas pelo Comitê Editorial, que decidirá pela pertinência de sua publicação, conforme os objetivos de cada seção e demandas da revista.
Diretrizes para avaliadores
Os especialistas devem redigir seu parecer, de forma circunstanciada, observando os seguintes critérios:
- Relevância social e contribuições potenciais do artigo para a área da educação;
- Diálogo com o conhecimento produzido sobre a temática;
- Consistência teórica e metodológica;
- Boa estruturação, clareza, argumentação sólida e fundamentada.
Ao final da avaliação, deve-se escolher uma das seguintes opções oferecidas pelo sistema de gerenciamento eletrônico da revista:
- Aceitar
- Correções obrigatórias
- Submeter novamente para avaliação
- Submeter a outra revista
- Rejeitar
- Ver comentários
A opção “Correções obrigatórias” deve ser utilizada nas situações em que o manuscrito tenha efetivo potencial de publicação. No caso de textos que exijam significativas modificações, indica-se sua rejeição. A opção “Submeter novamente para avaliação” deve ser utilizada quando o parecerista considerar necessário o encaminhamento para outro especialista. A opção “Ver comentários” só deve ser utilizada quando o avaliador estiver em dúvida sobre sua decisão.
No final de cada ano, é publicada uma lista completa com os nomes de todos os pareceristas que colaboraram com a revista ao longo do ano.
Periodicidade
Publicação contínua a partir de 2021.
Política editorial para a ciência aberta
Além da continuidade do acesso livre ao conteúdo da revista, em 2021 foram adotadas algumas iniciativas relacionadas à implementação de práticas da ciência aberta. Uma delas refere-se ao compartilhamento dos dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes das pesquisas. Os autores dos artigos aprovados para publicação são consultados sobre a cessão desses dados, quantitativos e qualitativos, para depósito no repositório de dados de SciELO, com atribuição de DOI e acesso público ou controlado, justificando-se, caso exista, a indisponibilidade da cessão.
Fontes de indexação
Bases de dados
Biblat – Bibliografía Latinoamericana en revistas de investigación científica y social (México)
BVS Psicologia Brasil – Revistas Técnico-Científicas – Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (Brasil)
Dialnet – Fundación Dialnet – Universidad de La Rioja (Espanha)
Educ@ – Publicações Online de Educação (Brasil)
Iresie – Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (México)
OEI – Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura
Psicodoc – Base de Datos Bibliográfica de Psicología (Espanha)
REDIB – Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (Espanha)
SciELO – Scientific Electronic Library Online (Brasil)
SciVerse Scopus – The largest abstract and citation database of peer reviewed literatura and quality web sources (Países Baixos)
UlrichsWeb Global Serial Directory
Portais especializados
Capes – Portal de Periódicos/Qualis (Brasil)
Clase – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Diadorim – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (Brasil)
Inep/Cibec – BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasil)
Buscadores de literatura científica open access
Diadorim – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (Brasil)
Doaj – Directory of Open Access Journals (Suécia)
Ergo – Education Research Global Observatory – Directory of Open Access Journals in Education (EUA)
Catálogos de bibliotecas
EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliothek/Electronic Journals Library (Universität Regensburg – Alemanha)
Ficha catalográfica
Cadernos de Pesquisa, n. 1, jul. 1971, Fundação Carlos Chagas, São Paulo
Somente on-line a partir de 2020 e contínua a partir de 2021.
Publicação da Fundação Carlos Chagas.
ISSN: 0100-1574 (impresso)
e-ISSN: 1980-5314 (on-line)
1. Educação. 2. Pedagogia. I. Fundação Carlos Chagas.
II. Departamento de Pesquisas Educacionais/FCC. III. Título.
CDU 37
Ficha elaborada por: Ana Maria de Souza CRB-8/5580, Biblioteca Ana Maria Poppovic (Bamp)