Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental

Autores

  • Bernardete A. Gatti
  • Marina M. R. Nunes
  • Nelson A. S. Gimenes
  • Sandra G. Unbehaum
  • Gisela L. B. P. Tartuce

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae204320092046

Palavras-chave:

Ensino Superior, Currículo, Formação de Professores, Avaliação da Educação

Resumo

O presente estudo analisa o que se propõe como disciplinas formadoras nas instituições de ensino superior dos cursos de Pedagogia. A análise focalizou os currículos e ementas de cursos presenciais de licenciatura em Pedagogia, que respondem pela formação de professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da educação infantil. O texto apresenta as características desses cursos no Brasil e, entre elas, destacam-se alguns aspectos, tais como: a fragmentação observada nas grades curriculares, que apresentam um conjunto disciplinar bastante disperso, e a ênfase das ementas, que registram preocupação com as justificativas sobre "o porquê" ensinar - o que, de certa forma, contribuiria para evitar que essas matérias se transformassem em meros receituários; entretanto, só de forma muito incipiente registram "o quê" e "como" ensinar.

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Biografia do Autor

Bernardete A. Gatti

Marina M. R. Nunes

Nelson A. S. Gimenes

Sandra G. Unbehaum

Gisela L. B. P. Tartuce

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Publicado

30-08-2009

Como Citar

Gatti, B. A., Nunes, M. M. R., Gimenes, N. A. S., Unbehaum, S. G., & Tartuce, G. L. B. P. (2009). Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental. Estudos Em Avaliação Educacional, 20(43), 215–234. https://doi.org/10.18222/eae204320092046

Edição

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