Produção acadêmica sobre avaliação na formação de professores da América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v33.8045

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Formação de Professores, Estado do Conhecimento, América Latina

Resumo

Este artigo analisa a produção acadêmica sobre avaliação educacional na formação de professores envolvendo países hispanofalantes da América Latina. De natureza qualitativa, fundamenta-se na análise crítico-documental. Adota como fontes 14 artigos, publicados em 13 revistas. A análise constatou que: o fluxo de produção corresponde aos anos de 2013-2020; as publicações se concentram em revistas da Colômbia e do Brasil; os autores são de diferentes nacionalidades, com recorrência dos chilenos; o vínculo institucional deles está em universidades; alguns fazem parte de grupos e redes de pesquisa. Conclui-se que os artigos abordam: concepções e/ou percepções sobre avaliação; o modo como se constituem práticas avaliativas; e prescrição e ensino da avaliação nos cursos de formação de professores.

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Biografia do Autor

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do curso de graduação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Física (Ufes). Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Atualmente é Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes. Tem experiência em pesquisa nos seguintes temas: avaliação, formação de professores, currículo e políticas educacionais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Jean Carlos Freitas Gama, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil

Doutorando em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil. Mestrado e graduação em Educação Física pela mesma instituição. Tem experiência profissional na área de formação atuando no ensino superior. Atualmente, é membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA). Tem experiência em pesquisa nos seguintes temas: formação profissional para atuação o esporte, história do esporte e da educação física, avaliação, currículo e formação de professores.

Sayonara Cunha de Paula, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil

Doutoranda em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil. Mestrado e graduação em Educação Física pela mesma instituição. Tem experiência profissional na área de formação atuando no ensino básico. Atualmente, é membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA). Tem experiência em pesquisa nos seguintes temas: avaliação, currículo e formação de professores.

Ronildo Stieg , Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil

Doutorando em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil. Mestrado e graduação em Educação Física pela mesma instituição. Tem experiência profissional na área de formação atuando no ensino básico (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e ensino superior. Atualmente, é membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA). Tem experiência em pesquisa nos seguintes temas: avaliação, currículo e formação de professores.

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Publicado

20-10-2022

Como Citar

SANTOS, W. dos .; GAMA, J. C. F.; PAULA, S. C. de .; STIEG , R. Produção acadêmica sobre avaliação na formação de professores da América Latina. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 33, p. e08045, 2022. DOI: 10.18222/eae.v33.8045. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/8045. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos