Avaliação na educação infantil e formação contínua de professores

Autores

  • Juliana Corrêa Moreira Rede Pública Municipal de Santa Maria; Grupo de Investigação e Estudos Contemporâneos sobre a Educação Infantil (GIECEI), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Cleonice Maria Tomazzetti Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Grupo de Investigação e Estudos Contemporâneos sobre a Educação Infantil (GIECEI), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil http://orcid.org/0000-0002-1976-4604

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4507

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Investigação-Ação, Formação Contínua, Educação Infantil.

Resumo

Este artigo trata dos resultados a que se chegou na pesquisa de mestrado, desenvolvida por meio de uma investigação-ação educacional (IAE) com o grupo de professoras de uma instituição pública de educação infantil da rede municipal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Focalizou a avaliação na educação infantil buscando compreender sua relação com a qualidade das práticas pedagógicas das professoras que atuam junto às crianças menores de 3 anos. O estudo investigou as práticas avaliativas que se realizam naquele contexto, tendo em vista a qualificação das práticas pedagógicas a partir do processo reflexivo gerado nas professoras. Os resultados indicam que esse é um processo em desenvolvimento no contexto pesquisado, além de  evidenciarem  a  potencialidade da avaliação para a formação contínua dos professores e, consequentemente, a qualificação dos contextos educativos para a infância.

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Biografia do Autor

Juliana Corrêa Moreira, Rede Pública Municipal de Santa Maria; Grupo de Investigação e Estudos Contemporâneos sobre a Educação Infantil (GIECEI), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Pedagoga (UFSM/2002); Especialista em Docência na Educação Infantil (UFSM/ 2013); Mestre em Educação (PPGE/UFSM/2015). Atualmente é professora de Educação Infantil na Rede Pública Municipal de Santa Maria/RS, Brasil.

Cleonice Maria Tomazzetti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Grupo de Investigação e Estudos Contemporâneos sobre a Educação Infantil (GIECEI), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Pedagoga, professora do ensino superior, formadora de professores para a educação básica, com ênfase para a área da Educação Infantil. Atualmente é professora colaboradora na UFSCar, atuando junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (CECH) como professora na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação (2014-2018), e no Programa de Pós Graduação em Educação da UFSM como orientadora, desde 2008.

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

Moreira, J. C., & Tomazzetti, C. M. (2018). Avaliação na educação infantil e formação contínua de professores. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(71), 504–527. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4507

Edição

Seção

Artigos