Sobre a Revista

Desde 1971, a revista Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) divulga a produção acadêmica relacionada com a educação. Dedica especial atenção às desigualdades sociais e contempla estudos que abordam, de forma interdisciplinar, questões relacionadas a gênero, relações étnico-raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família e políticas públicas.

Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) é A1 em Educação no Qualis Capes.

ISSN: 0100-1574 (impresso) | e-ISSN: 1980-5314

                    Visualizar v. 55 (2025)

Edição atual

v. 55 (2025)
Publicado: 31-01-2025

Universitarização e Profissionalização da Formação Docente: Tensões e Possibilidades

  • Apresentação – Formar os professores na universidade: Um desafio sempre renovado e estimulante

    Flavia Medeiros Sarti, Samuel de Souza Neto, Bernard Wentzel, Silvia Lopes da Silva Macedo
    e12303
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531412303
  • Dispositivos de pesquisa-formação para profissionalizar os(as) professores(as)

    Francesco Arcidiacono, Bernard Wentzel, Isabelle Vivegnis
    e11454
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411454
  • Contribuições das dissertações para formação de professores do ensino fundamental na França

    Silvia Lopes da Silva Macedo
    e11435
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411435
  • Cartas escritas à mão: Memórias, vivências e reflexões no estágio supervisionado

    Marina Cyrino, Eliana Ayoub, Guilherme do Val Toledo Prado
    e11414
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411414
  • Mentoria e práticas em sala de aula: Percepções dos estagiários

    Pierre-Olivier Hudon , Josée-Anne Gouin
    e11398
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411398
  • Acompanhamento e desenvolvimento do estágio na formação docente em EaD

    Regina Zanella Penteado, Flavia Medeiros Sarti
    e11412
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411412
  • A cooperação entre os agentes da formação no estágio curricular supervisionado

    Roque Luiz Bikel, Larissa Cerignoni Benites
    e11394
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411394

Artigos

  • Acesso à pedagogia no Chile: Análise multinível conforme gênero e contexto urbano-rural

    Juan Pablo Queupil-Quilamán, Javiera Ravest-Tropa, María Beatriz Fernández
    e11377
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411377
  • Educadores na era da digitalização: Uso de redes sociais na Ibero-América

    Denise Vaillant , Carlos Marcelo , Paula Marcelo-Martínez
    e11371
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411371
  • Supervisão de doutorado: Evolução das pesquisas e temáticas emergentes

    Gionara Tauchen, Juan Carlos Teran Briceño, Catia Piccolo Viero Devechi
    e11661
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411661
  • A genealogia dos grupos de pesquisa em EJA: Sua formação e sua intelectualidade

    Morgana Zardo von Mecheln, Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin
    e11716
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411716
  • Desafios e aprendizados de novos diretores: Estudo de caso em São Paulo

    Lara Simielli, José Weinstein
    e11747
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411747
  • Parcerias público-privadas em municípios catarinenses

    Marilda Pasqual Schneider, Camila Regina Rostirola, Jerusa Algeri
    e11873
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411873
  • Identidade profissional no estágio supervisionado de educação infantil: Uma revisão sistemática

    Ignacio Figueroa-Céspedes, Ivanna Vergara-Flores
    e12111
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531412111
  • A municipalização do ensino em Santo André-SP (2010/2021): Impactos na gestão escolar

    Sanny Silva da Rosa, Roberta Formigari Ribeiro
    e11550
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411550
  • Para além da celebração: Significados da formação em diversidade na educação

    Cecilia Millán La Rivera, Javier Campos Martínez
    e11599
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411599
  • Os significados sobre as mulheres e as relações de gênero entre universitários

    Bibiana Edivey Castro Franco, Jaime Alberto Carmona Parra
    e11261
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411261
  • Assédio sexual no ensino superior em Portugal: Experiências de vitimação

    Fátima Ribeirinha, Maria Helena Santos, Maria João Faustino, Júlia Garraio, Isabel Ventura, Carla Cerqueira
    e11649
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411649
  • Universidade, escola e comunidade na formação docente: Um caso na Austrália

    Júlio Emílio Diniz-Pereira
    e11425
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411425
  • “O que te trouxe até aqui?”: Narrativas de si como recurso pedagógico

    Agnes Francine de Carvalho Mariano
    e11545
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411545
  • O diálogo intergeracional em uma rede colaborativa on-line de formação de professores

    Aline de Cássia Damasceno Lagoeiro, Rosa Maria Moraes Anunciato
    e11586
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411586
  • Os marcos epistemológicos no ciclo metodológico da pesquisa psicológica do desenvolvimento

    José Antonio Castorina
    e11864
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411864
  • Intervenção precoce e educação inclusiva

    Éric Plaisance
    e12071
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531412071
  • Qualidade da educação básica: Para além dos testes cognitivos em larga escala

    Dalila Andrade Oliveira, Edmilson Antonio Pereira Junior, João Luiz Horta Neto
    e11295
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411295
  • Mulheres que orientam mulheres: A filosofia em perspectiva comparada

    Carolina Araújo, Marcos Fanton, Fernando de Sá Moreira-Zau, Hugo Ribeiro Mota, Mitieli Seixas da Silva, Raquel Canuto
    e10852
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410852
  • Educação intercultural: Multiperspectiva do currículo do ensino superior

    Greys Patricia Núñez-Ríos, Alexa Angélica Senior-Naveda
    e11085
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411085
  • Impactos da covid-19 na educação de jovens e adultos: Uma revisão de literatura

    Denise Carreira, Maria Clara Di Pierro
    e11093
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411093
  • Escolas, saúde e riscos na adolescência: Reflexões a partir do estudo sp-proso

    Cézar D. Luquine Jr., Maria Fernanda Tourinho Peres
    e11159
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411159
  • A Lei 10.639/03 e o ensino de história e cultura afro-brasileira

    Petrônio Domingues
    e11162
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411162
  • Os pêndulos do direito à educação no Brasil

    Maria Zélia Borba Rocha
    e11188
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411188
  • Discriminação no contexto escolar brasileiro: Panorama das pesquisas

    Willer Moravia, Naira Muylaert
    e11288
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411288
  • L. S. Vigotski nas monografias de um curso de pedagogia (2012-2021)

    Mateus Thaler Beck, Zoia Prestes
    e11292
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411292
  • Uma abordagem da videoanálise do conhecimento científico do discurso em sala de aula

    Ana Aragüés Díaz
    e10685
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410685
  • Forjar a identidade de cidadão: Análise de Le Tour de la France par deux enfants

    Ioana Fillion-Quibel
    e11324
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411324
  • Educação de trabalhadores em Gramsci (1917-1919): Uma alternativa revolucionária

    Júlio César Apolinário Maia
    e11338
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411338
  • Por uma virada artístico-estética dos processos formativos para a docência

    Luciana Gruppelli Loponte
    e11345
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411345
  • Cidadania(s) em obras didáticas de Projeto de Vida: (Im)possibilidades didático-pedagógicas

    Ana Paula dos Santos de Sá, Luiz Roberto Gomes
    e11355
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411355
  • Convivência escolar e neofascismo: Apontamentos para prevenir os ataques às escolas

    Matheus Eduardo Rodrigues Martins, Marivete Gesser
    e11359
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411359
  • Tempos de desmonte do Estado de direitos humanos: Tempos de imposição de um Estado de mercado, do capital

    Miguel Gonzalez Arroyo
    e11366
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411366

Espaço Plural

  • Da gestão democrática à hiperburocracia digital: Entrevista com Licínio C. Lima

    Rodnei Pereira, Angela Martins
    e12308
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531412308

Resenhas

  • Trabalho pedagógico no Proeja: Disputas, políticas e experiências na EPT

    Mareliza Fagundes de Araújo Duarte, Leandro Lampe
    e11434
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411434
  • Diálogo e cultura: Um olhar educacional inclusivo

    Eduardo Reis de Souza, Márcia Fusaro
    e11518
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411518
  • Sobre carteiras, impressos e parafusos: Por uma história econômica da escola

    Carolina Philippi
    e11772
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411772
  • Mitos, tensões e desigualdades na escrita acadêmica

    André William Alves de Assis
    e11942
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411942
  • A liderança escolar no Brasil: Desafios e caminhos em debate

    Alex Moreira Roberto
    e12088
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531412088

Errata

  • [Errata] Lucie Tanguy (1937-2024)

    e11444E
    DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411444_E
  • [Errata] Autonomia de povos indígenas na prática da escrita

    e09671E
    DOI: https://doi.org/10.1590/198053149671_E
Ver Todas as Edições