Indicadores educacionais e contexto escolar: uma análise das metas do Ideb

Autores

  • Daniel Abud Seabra Matos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil
  • Erica Castilho Rodrigues Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4012

Palavras-chave:

Indicadores Educacionais, Ideb, Regressão Logística, Ensino Fundamental.

Resumo

Buscamos relacionar características das escolas que estejam associadas à probabilidade de a escola atingir a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013. Os objetivos são: analisar a associação da meta do Ideb com outros indicadores educacionais; comparar os anos iniciais e finais do ensino fundamental. Usamos métodos quantitativos: estatística descritiva, Teoria da Resposta ao Item e regressão logística (N anos iniciais = 36.236 escolas e N anos finais = 29.095 escolas). Nos anos iniciais, a variável de maior impacto sobre a probabilidade de a escola atingir a meta do Ideb é a infraestrutura. Nos anos finais, as variáveis que mais impactam são o nível socioeconômico e a infraestrutura. Existe um funcionamento diferencial entre os anos iniciais e finais (por exemplo, o nível socioeconômico apresenta impacto positivo nos anos iniciais e negativo nos anos finais). Algumas relações entre o Ideb e outros indicadores educacionais são diferentes quando o fenômeno em questão é a meta do Ideb.

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Publicado

22-12-2016

Como Citar

Matos, D. A. S., & Rodrigues, E. C. (2016). Indicadores educacionais e contexto escolar: uma análise das metas do Ideb. Estudos Em Avaliação Educacional, 27(66), 662–688. https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4012

Edição

Seção

Artigos