Os questionários do SAEB: o que eles realmente medem?

Autores

  • Camila Akemi Karino Universidade de Brasília. Aluna de Doutorado do Programa de Pós-graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.
  • Luís Gustavo do Amaral Vinha Universidade de Brasília.
  • Jacob Arie Laros Universidade de Brasília. Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255920142948

Palavras-chave:

QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS, AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, SAEB, VALIDADE DE CONSTRUTO

Resumo

O presente estudo investigou as evidências de validade de construto dos questionários do SAEB de 2009. Depois de um processo de tratamento de dados e análise exploratória, foram analisadas as respostas de 1.906.616 alunos do 9º ano do ensino fundamental, de 77.905 professores e de 27.292 diretores, além das informações relacionadas às 27.045 escolas de todo Brasil. Análise Fatorial foi utilizada para identificar os construtos mensurados pelos questionários. Os resultados indicaram a existência de quatro fatores no questionário de escola, seis fatores no questionário de diretor, seis fatores no questionário de professor e quatro fatores no questionário de aluno. Uma reflexão crítica é necessária para avaliar se os construtos mensurados pelos questionários do SAEB são os construtos que realmente importam em relação ao desempenho escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Akemi Karino, Universidade de Brasília. Aluna de Doutorado do Programa de Pós-graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília.

Luís Gustavo do Amaral Vinha, Universidade de Brasília.

Professor Assistente do Departamento de Estatística da Universidade de Brasília. Mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo.

Jacob Arie Laros, Universidade de Brasília. Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

Doutor PhD em Psicologia pela University of Groningen.

Referências

ANDRADE, Josemberg Moura de. Construção de um modelo explicativo de desempenho escolar: um estudo psicométrico e multinível com dados do SAEB.

Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e do Trabalho) – Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, Brasília, 2005.

ANDRADE, Josemberg Moura de; LAROS, Jacob Arie. Fatores associados ao desempenho escolar: estudo multinível com dados do SAEB/2001. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 23, n. 1, p. 33-42, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722007000100005

BONAMINO, Alicia; ALVES, Fátima; FRANCO, Creso; CAZELLI, Sibele. Os efeitos das diferentes formas de capital no desempenho escolar: um estudo à luz de Bourdieu e de Coleman. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 45, DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000300007

p. 487-499, 2010.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. SAEB 2001:

novas perspectivas. Brasília: Inep, 2001.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. SAEB – 2005 primeiros resultados: médias de desempenho do SAEB/2005 em perspectiva comparada. Brasília: Inep, 2007.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Microdados Prova Brasil 2009. Brasília: Inep, 2009. Disponível em:

<http://portal.inep.gov.br/basica-levantamentos-acessar>. Acesso em: 01 jun. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para formação de professores. Documento Técnico. Brasília: SEF, 1998. 103p.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Portaria n. 482, de 7 de junho de 2013. Dispõe sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB. Brasília: MEC, 2013.

CLARK, Lee Anna; WATSON, David. Constructing validity: basic issues in objective scale development. Psychological Assessment, v. 7, n. 3, p. 309-319, 1995. DOI: https://doi.org/10.1037/1040-3590.7.3.309

FRANCO, Creso; FERNANDES, Cristiano; SOARES, José Francisco; BELTRÃO, Kaizô; BARBOSA, Maria Eugênia; ALVES, Maria Tereza Gonzaga. O referencial teórico na construção dos questionários contextuais do Saeb 2001. Estudos em Avaliação Educacional, n. 28, p. 39-74, 2003. DOI: https://doi.org/10.18222/eae02820032169

GABLE, Robert K.; WOLF, Marian B. Instrument development in the affective domain: measuring attitudes and values in corporate and school settings. 2. ed. Amsterdam: Kluwer Academic, 1993. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-011-1400-4

GEORGE, Darren; MALLERY, Paul. SPSS for Windows step by step: a simple guide and reference. 11.0 update. 4. ed. Boston: Allyn & Bacon, 2003.

GOODMAN, Alissa; GREGG, Paul; WASHBROOK, Elizabeth. Children’s educational attainment and behaviours of parents and children through childhood. Longitudinal and Life Course Studies, v. 2, n. 1, p. 1-18, 2011. DOI: https://doi.org/10.14301/llcs.v2i1.147

HOGAN, Thomas P. Introdução à prática de testes psicológicos. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

KAPLAN, Robert M.; SACCUZZO, Dennis P. Psychological testing: principles, applications and issues. 5. ed. Belmont, CA: Wadsworth, 2001.

KONISHI, Chiaki.; HYMEL, Shelley.; ZUMBO, Bruno. D.; LI, Zhen. Do school bullying and student-teacher relationships matter for academic achievement? A multilevel analysis. Canadian Journal of School Psychology, v. 25, n. 1, p. 19-39, 2010. DOI: https://doi.org/10.1177/0829573509357550

LAROS, Jacob Arie. O uso da análise fatorial: algumas diretrizes para pesquisadores. In: PASQUALI, Luiz (Ed.). Análise fatorial para pesquisadores. Brasília: LabPAM, 2012. p. 141-160.

LEE, Jihyun. Can writing attitudes and learning behavior overcome gender difference in writing? Evidence from NAEP. Written Communication, v. 30, n. 2, p. 164-193, 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/0741088313480313

LEE, Valerie E.; BRYK, Anthony S.; SMITH, Julia B. The organization of effective secondary schools. In: DARLING-HAMMOND, L. Review of Research in Education, v. 19, p. 171-267, 1993. DOI: https://doi.org/10.2307/1167343

LOUIS, Karen Seashore; DRETZKE, Beverly; WAHLSTRON, Kyla. How does leadership affect student achievement? Results from a national US survey. School Effectiveness and School Improvement, v. 21, n. 3, p. 315-336, 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/09243453.2010.486586

MARTELETO, Leticia; ANDRADE, Fernando. The educational achievement of Brazilian adolescents: cultural capital and the interaction between families and schools. Sociology of Education, v. 86, n. 4, p. 1-20, 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/0038040713494223

MELLO, Guiomar Namo de. Escolas eficazes: um tema revisitado. In: XAVIER, Antonio Carlos da R. et al. (Org.). Gestão escolar: desafios e tendências. Brasília: Ipea, 1994. p. 329-369.

ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. PISA 2009 Technical Report, PISA, OECD, 2012.

PASQUALI, Luiz. Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília: LabPAM, 1999.

PASQUALI, Luiz. Rotação dos fatores. In: PASQUALI, Luiz (Ed.). Análise fatorial para pesquisadores. Brasília: LabPAM, 2012a. p. 85-102.

PASQUALI, Luiz. A correlação e a regressão. In: PASQUALI, Luiz (Ed.). Análise fatorial para pesquisadores. Brasília: LabPAM, 2012b. p. 85-102.

PERES-DOS-SANTOS, Luiz Francisco Bastos; LAROS, Jacob Arie. Avaliação da prática pedagógica do professor de ensino superior. Estudos em Avaliação Educacional, v. 18, n. 36, p. 75-95, 2007. DOI: https://doi.org/10.18222/eae183620072101

PESTANA, Maria Inês. O sistema de avaliação brasileiro. Revista Brasileira de

Estudos Pedagógicos, v. 79, n. 191, p. 65-73, 1998.

RAUTER, Raíssa. Estrutura fatorial das questões do SAEB 2001 relacionadas

a características da escola. Brasília, 2003, 124f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e do Trabalho) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2003.

RAUTER, Raíssa; LAROS, Jacob Arie; JESUS, Girlene Ribeiro de. Questionários contextuais do SAEB: análise qualitativa baseada nos resultados da Análise Fatorial. Revista Eletrônica Ibero-americana sobre Qualidade, Eficácia e Mudança

em Educação – REICE, v. 5, n. 2, p. 56-68, 2007. Disponível em: <http://www.rinace.net/reice.htm>. Acesso em: mar. 2013.

SAMMONS, Pam; HILLMAN, Josh; MORTIMORE, Peter. Key characteristics of effective schools: a review of school effectiveness research. London: Office for Standards in Education OFSTED, 1995.

SOARES, José Francisco. O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. In: MELLO E SOUZA, Alberto (Ed.). Dimensões da avaliação educacional. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 174-204.

SOARES, José Francisco. Melhoria do desempenho cognitivo dos alunos do ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 130-160, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000100007

STEWART, Endya B. School structural characteristics, student effort, peer associations, and parental involvement the influence of school-and individual-level factors on academic achievement. Education and Urban Society, v. 40, n. 2, p. 179-204, 2008. DOI: https://doi.org/10.1177/0013124507304167

TABACHNICK, Barbara G.; FIDELL, Linda S. Using multivariate statistics. 5. ed. Boston: Pearson Education, 2007.

URBINA, Susana. Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2007.

WAYNE, Andrew J.; YOUNGS, Peter. Teacher characteristics and student achievement gains: a review. Review of Educational Research, v. 73, n. 1, p. 89-122, 2003. DOI: https://doi.org/10.3102/00346543073001089

WILLMS, J. Douglas. Monitoring school performance: a guide for educator. Washington, D.C.: The Falmer, 1992.

Downloads

Publicado

30-12-2014

Como Citar

Karino, C. A., Vinha, L. G. do A., & Laros, J. A. (2014). Os questionários do SAEB: o que eles realmente medem?. Estudos Em Avaliação Educacional, 25(59), 270–297. https://doi.org/10.18222/eae255920142948

Edição

Seção

Outros Temas