Os questionários do SAEB: o que eles realmente medem?
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae255920142948Palavras-chave:
QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS, AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, SAEB, VALIDADE DE CONSTRUTOResumo
O presente estudo investigou as evidências de validade de construto dos questionários do SAEB de 2009. Depois de um processo de tratamento de dados e análise exploratória, foram analisadas as respostas de 1.906.616 alunos do 9º ano do ensino fundamental, de 77.905 professores e de 27.292 diretores, além das informações relacionadas às 27.045 escolas de todo Brasil. Análise Fatorial foi utilizada para identificar os construtos mensurados pelos questionários. Os resultados indicaram a existência de quatro fatores no questionário de escola, seis fatores no questionário de diretor, seis fatores no questionário de professor e quatro fatores no questionário de aluno. Uma reflexão crítica é necessária para avaliar se os construtos mensurados pelos questionários do SAEB são os construtos que realmente importam em relação ao desempenho escolar.Downloads
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