Os questionários do SAEB: o que eles realmente medem?

Autores/as

  • Camila Akemi Karino Universidade de Brasília. Aluna de Doutorado do Programa de Pós-graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.
  • Luís Gustavo do Amaral Vinha Universidade de Brasília.
  • Jacob Arie Laros Universidade de Brasília. Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255920142948

Palabras clave:

QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS, AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, SAEB, VALIDADE DE CONSTRUTO

Resumen

O presente estudo investigou as evidências de validade de construto dos questionários do SAEB de 2009. Depois de um processo de tratamento de dados e análise exploratória, foram analisadas as respostas de 1.906.616 alunos do 9º ano do ensino fundamental, de 77.905 professores e de 27.292 diretores, além das informações relacionadas às 27.045 escolas de todo Brasil. Análise Fatorial foi utilizada para identificar os construtos mensurados pelos questionários. Os resultados indicaram a existência de quatro fatores no questionário de escola, seis fatores no questionário de diretor, seis fatores no questionário de professor e quatro fatores no questionário de aluno. Uma reflexão crítica é necessária para avaliar se os construtos mensurados pelos questionários do SAEB são os construtos que realmente importam em relação ao desempenho escolar.

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Biografía del autor/a

Camila Akemi Karino, Universidade de Brasília. Aluna de Doutorado do Programa de Pós-graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília.

Luís Gustavo do Amaral Vinha, Universidade de Brasília.

Professor Assistente do Departamento de Estatística da Universidade de Brasília. Mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo.

Jacob Arie Laros, Universidade de Brasília. Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

Doutor PhD em Psicologia pela University of Groningen.

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Publicado

2014-12-30

Cómo citar

Karino, C. A., Vinha, L. G. do A., & Laros, J. A. (2014). Os questionários do SAEB: o que eles realmente medem?. Estudos Em Avaliação Educacional, 25(59), 270–297. https://doi.org/10.18222/eae255920142948

Número

Sección

Outros Temas