Ensino da avaliação nos cursos de Educação Física da América Latina

Autores

  • Sayonara Cunha de Paula Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil
  • Amarílio Ferreira Neto Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil
  • Ronildo Stieg Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5326

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Educação Física, Formação de Professores, Currículo

Resumo

Este artigo analisa como a avaliação do ensino e da aprendizagem é prescrita nos currículos dos cursos de formação de professores em Educação Física em sete países da América Latina. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, que assume a análise crítico-documental como abordagem teórico-metodológica e o Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes e de Questionnaires (IRaMuTeQ) como ferramenta de auxílio para análise. Utiliza, como fontes, 14 planos de disciplinas de avaliação. A análise dos dados indica que as disciplinas se propõem a discutir e ensinar a avaliação do processo de ensino e da aprendizagem, suas implicações para o contexto da educação básica, projeção de possibilidades de práticas avaliativas e estabelece a relação teoria e prática. Esse movimento evidencia-se com a presença de algumas palavras, como “instrumento”, “técnica”, “prática”, articulando-se também com a “teoria e a concepção de avaliação” que lhe oferece suporte, relacionando-se com a “Educação Física” no contexto da educação profissional.

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Biografia do Autor

Sayonara Cunha de Paula, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil

Professora da Rede Municipal de Cariacica - ES, aluna do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Proteoria.

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil

Professor do Departamento de Ginástica do Centro de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física. Doutor em Educação pela Universidade pela Universidade Metodista de Piracicaba. Lider do Proteoria.

Ronildo Stieg, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil

Professor da Rede Municipal de Cariacica - ES, aluno do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Proteoria.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil

Professor do Departamento de Ginástica do Centro de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Lider do Proteoria.

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Paula, S. C. de, Ferreira Neto, A., Stieg, R., & Santos, W. dos. (2018). Ensino da avaliação nos cursos de Educação Física da América Latina. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(72), 802–830. https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5326

Edição

Seção

Artigos