Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior

Autores

  • Rosane de Mello Santo Nicola Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba-PR, Brasil
  • Lúcia Amante Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), Universidade Aberta (UAb), Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0003-3210-7980

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.7582

Palavras-chave:

Instrumentos de Avaliação, Avaliação de Competências , Critérios de Avaliação , Educação Superior

Resumo

O artigo visa a descrever a mediação por rubricas na avaliação de desempenho, produção e procedimentos dos estudantes, relacionados a uma dada competência. Fundamenta-se na abordagem edumétrica, reconhecidamente mais justa para a avaliação de competências, por sua função formadora. Expõem-se aspectos dessa nova cultura de avaliação, bem como critérios de avaliação, níveis qualitativos e estratégia de atribuição de nota por meio de rubricas. Apresenta-se um estudo de caso de construção de rubrica por um professor de educação superior e sua reformulação sob orientação de uma das autoras, com base na dimensão consistência de um modelo de design de avaliação pedagógica em contexto digital. Reflete-se sobre a necessidade de apoio técnico ao docente para a construção de rubricas no modelo proposto.

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Biografia do Autor

Rosane de Mello Santo Nicola, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba-PR, Brasil

Doutora em Educação, Mestre em Educação e Graduada em Letras; Professora do curso de Letras da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR

Lúcia Amante, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), Universidade Aberta (UAb), Lisboa, Portugal

Docente e investigadora na Universidade Aberta - UAb (Dept. de Educação e Ensino a Distância - DEED; Laboratório de Educação a Distância e Elearning- LE@D)

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Publicado

07-12-2021

Como Citar

Nicola, R. de M. S., & Amante, L. (2021). Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior. Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e07582. https://doi.org/10.18222/eae.v32.7582

Edição

Seção

Artigos