Conselho de classe: que colegiado é esse?

Autores

  • Silmara de Oliveira Gomes Papi Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae266202931

Palavras-chave:

Conselho de Classe, Avaliação da Educação, Gestão Democrática, Levantamento Bibliográfico.

Resumo

O Conselho de Classe é uma das instâncias colegiadas da escola. A fim de apreender a forma como essa instância é abordada nas pesquisas discentes realizadas no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, este estudo analisou resumos de pesquisas presentes no Banco de Teses da Capes. Os resultados indicam que, na década de 2002 a 2011, dez pesquisas o tomaram como objeto central de investigação e 57 fizeram referência a ele, considerando-o um dos espaços de coleta de dados ou o destacando em seus conceitos e suas conclusões. A análise dos resumos das 67 pesquisas demonstra a centralidade da avaliação discente nesse colegiado, bem como a proximidade entre ele e a gestão democrática. Aponta também a pulverização de outras problemáticas investigadas nesse Conselho, indicando que houve um processo de ampliação de sua prática e da percepção que se tem dele.

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Biografia do Autor

Silmara de Oliveira Gomes Papi, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Ponta Grossa, Paraná, Brasil

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Publicado

09-10-2015

Como Citar

Papi, S. de O. G. (2015). Conselho de classe: que colegiado é esse?. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(62), 480–518. https://doi.org/10.18222/eae266202931

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