A institucionalização de métricas de impacto social: O caso da Unifesp
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v36.10295Palavras-chave:
Instrumentos de Mensuração, Avaliação do Desempenho, Estrutura Institucional, Desenvolvimento SustentávelResumo
Este artigo apresenta um framework para institucionalização de métricas de impacto social (MIS) para a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Fundamenta-se no institucionalismo sociológico e na dinâmica do ranking Times Higher Education (THE), bem como articula as políticas universitárias com os ODS e alinha as atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura como interface dialógica com a sociedade. Os métodos de design, de design science research e dos pilares analíticos de Scott (regulativo, normativo e cultural-cognitivo) são utilizados. Como resultado, foi desenvolvido um framework MIS-Unifesp que estabelece princípios de análise institucional pautados em métricas.
Downloads
Referências
Berger, P. L., & Luckmann, T. (1985). A construção social da realidade. Vozes.
Decreto n. 9.235, de 15 de dezembro de 2017. (2017). Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9235.htm
Dresch, A., Lacerda, D. P., & Antunes, J. A. V., Jr. (2015a). Design science research: Método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Bookman.
Dresch, A., Lacerda, D. P., & Antunes, J. A. V., Jr. (2015b). Design science research: A method for science and technology advancement. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-07374-3
Felin, T., & Foss, N. (2019). Microfoundations for institutional theory? In P. Haack, J. Sieweke, & L. Wessel (Eds.), Microfoundations of institutions (Vol. 65B, pp. 393-408). Emerald Publishing Limited. https://doi.org/10.1108/S0733-558X2019000065B031
Hall, P. A., & Taylor, R. C. R. (1996). Political science and the three new institutionalisms. Political Studies, 44(5), 936-957. https://doi.org/10.1111/j.1467-9248.1996.tb00343.x
Immergut, E. M. (2006). O núcleo teórico do novo institucionalismo. In E. Saravia, & E. Ferrarezi (Orgs.), Políticas públicas: Coletânea (Vol. 1, pp. 155-196). ENAP.
Lawrence, T., Suddaby, R., & Leca, B. (2011). Institutional work: Refocusing institutional studies of organizations. Journal of Management Inquiry, 20(1), 52-58. https://doi.org/10.1177/1056492610387222
National Institute of Standards and Technology (NIST). (2021, January 11). 2019-2020 Baldrige Excellence Framework (Education). National Institute of Standards and Technology. https://www.nist.gov/baldrige/2019-2020-baldrige-excellence-framework-education
National Institute of Standards and Technology (NIST). (n.d.). Baldrige Performance Excellence Program. National Institute of Standards and Technology. Recuperado em 29 jan. 2025. https://www.nist.gov/baldrige
Organização das Nações Unidas (ONU). (n.d.). Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Organização das Nações Unidas Brasil. Recuperado em 29 jan. 2025. https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
Powell, W. W., & Colyvas, J. A. (2008). Microfoundations of institutional theory. In R. Greenwood, C. Oliver, R. Suddaby, & K. Sahlin (Eds.), The Sage handbook of organizational institutionalism (pp. 276-298). Sage. https://doi.org/10.4135/9781849200387.n11
Resolução n. 183, de 18 de junho de 2020. (2020). Dispõe sobre o texto final do Estatuto da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp. São Paulo, SP. https://www.unifesp.br/images/docs/estatuto_geral.pdf
Scott, R. (2013). Institutions and organizations: Ideas and interests. Sage.
Simon, H. A. (1981). As ciências do artificial. (L. M. Pereira, Trad.). Almedina.
Times Higher Education (THE). (2020a). Impact Rankings 2020. Times Higher Education. Recuperado em 29 jan. 2025. https://www.timeshighereducation.com/rankings/impact/2020/overall
Times Higher Education (THE). (2020b, April 17). THE Impact Rankings 2020: Methodology. Times Higher Education. https://www.timeshighereducation.com/university-impact-rankings2020-methodology
Times Higher Education (THE). (2020c, April 17). THE Impact Rankings 2020 by SDG: No poverty (SDG 1) methodology. Times Higher Education. https://www.timeshighereducation.com/impact-rankings-2020-sdg-no-poverty-sdg-1-methodology
Times Higher Education (THE). (2020d, April 17). THE Impact Rankings 2020 by SDG: Quality education (SDG 4) methodology. Times Higher Education. https://www.timeshighereducation.com/impact-rankings-2020-sdg-quality-education-sdg-4-methodology
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). (2016). Plano de Desenvolvimento Institucional Unifesp – PDI 2016-2020. Unifesp. https://www.unifesp.br/world/images/arquivos/PDI_2016-2020.pdf
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). (2021a). Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2021-2025. Unifesp. https://pdi.unifesp.br/consulte-o-pdi/
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). (2021b, 25 fevereiro). PPI Unifesp: Projeto Pedagógico Institucional (Vol. 2). Unifesp. https://www.unifesp.br/reitoria/proplan/menu-pdi-2021-2025-vigente/pdi-2021-2025-volume-ii-ppi
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).