Autoavaliação: observando e analisando a prática docente

Autores

  • Marcelo Almeida de Camargo Pereira Universidade LaSalle; Bolsista Capes/Prosuc (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior); Canoas-RS, Brasil http://orcid.org/0000-0001-5731-341X
  • Dânia Barro Faculdade IDEAU, Getúlio Vargas-RS, Brasil http://orcid.org/0000-0002-1146-9555
  • Clóvis Trezzi Universidade LaSalle, Canoas-RS, Brasil http://orcid.org/0000-0002-5682-6579
  • Maria Luisa Spicer-Escalante Utah State University, Logan, Estados Unidos da América http://orcid.org/0000-0003-3128-757X
  • Vera Lucia Felicetti Universidade LaSalle; Pesquisadora CNPq2 (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) Canoas-RS, Brasil http://orcid.org/0000-0001-6156-7121

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.7010

Palavras-chave:

Processos de Ensino-Aprendizagem, Prática Docente, Autoavaliação, Educação Superior

Resumo

Este estudo apresenta os resultados da reflexão conduzida em duas aulas, por meio da ferramenta SATS (Self-assessment of Teaching Statement). A análise qualitativa da utilização da ferramenta foi realizada com base na gravação dessas aulas em duas IES (Instituições de Ensino Superior) distintas, originando metatextos. A partir dos quais descreve-se o “Aquecimento”, período inicial da aula em que se situa o estudante em relação à aprendizagem daquele dia; e o “Desenvolvimento da Aula”, com olhar atento às características: interação professor-aluno, uso de estratégias didáticas, tempo, e contextos reais utilizados. Os resultados apontam para as possibilidades de reflexão em e na ação pedagógica proporcionada pela ferramenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Almeida de Camargo Pereira, Universidade LaSalle; Bolsista Capes/Prosuc (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior); Canoas-RS, Brasil

Doutorando em Educação

https://orcid.org/0000-0001-5731-341X

Dânia Barro, Faculdade IDEAU, Getúlio Vargas-RS, Brasil

Doutoranda em Educação

https://orcid.org/0000-0002-1146-9555

Clóvis Trezzi, Universidade LaSalle, Canoas-RS, Brasil

Doutor em Educação

https://orcid.org/0000-0002-5682-6579

Maria Luisa Spicer-Escalante, Utah State University, Logan, Estados Unidos da América

Ph.D. Spanish Linguistics University of Illinois, Urbana-Champaign

 

https://orcid.org/0000-0003-3128-757X

Vera Lucia Felicetti, Universidade LaSalle; Pesquisadora CNPq2 (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) Canoas-RS, Brasil

Pós-doutorado na Universidade de Maryland-College Park - US

Referências

ARCHER, A. L.; HUGHES, C. A. Explicit instruction: Effective and efficient teaching. New York: Guilford Press, 2011.

BARBER, L. Autoavaliação. In: MILLMAN, J.; DARLING-HAMMOND, L. (org.). The new handbook of teacher evaluation. Londres: SAGE, 1990. p. 216-229. https://dx.doi.org/10.4135/9781412986250.n13.

BUTLER, J. A. Effective schools’ practices: a research synthesis. In: DRUIAN, G.; BUTLER, J. A. Research you can use. Washington: Office of Educational Research and Improvement, 1987. p. 56-75.

DINKELMAN, T. Self-study in teacher education: A means and ends tool for promoting reflective teaching. Journal of Teacher Education, Georgia, v. 54, n. 1, p. 6-18, 2003. https://dx.doi. org/10.1177/0022487102238654.

DOCHY, F. J. R. C.; SEGERS, M.; SLUIJSMANS, D. The use of self, peer and co-assessment in higher education: A review. Studies in Higher Education, v. 24, n. 3, p. 331-350, 1999. https://dx.doi. org/10.1080/03075079912331379935.

FARRELL, T. Novice language teachers. Insights and perspectives for the first year. UK: Equinox Publishing, 2008.

FELICETTI, V. L.; GIRAFFA, L. M. M. MATOFOBIA: auxiliando a enfrentar este problema no contexto escolar. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.

GAUTHIER, C. et al. Ensino explícito e desempenho dos alunos: a gestão dos aprendizados. Petrópolis: Vozes, 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GRISWOLD, R. A. et al. Effective compensatory education sourcebook. Portland: Northwest Educational Laboratory, 1985.

HAIDT, R. C. C. Curso de didática geral. 7. ed. São Paulo: Ática, 2000.

HILL, H. C.; CHARALAMBOUS, C. Y.; KRAFT, M. A. When rater reliability is not enough: Teacher observation systems and a case for the generalizability study. Educational Researcher, v. 41, n. 2, p. 56-64, 2012. https://dx.doi.org/10.3102/0013189X12437203.

HOLLINGSWORTH, J.; YBARRA, S. A. The power of the well-crafted, well-taught lesson. Thousand Oaks: Corwin Press, 2009.

KEARNEY, S. Improving engagement: The use of “Authentic self-and peer-assessment for learning” to enhance the student learning experience. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 38, n. 7, p. 875-891, 2013. https://dx.doi.org/10.1080/02602938.2012.751963.

LEMOV. D. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. São Paulo: Da Boa Prosa, 2011.

LEMOV. D. Aula nota 10 2.0: 62 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2018.

MEIRIEU, P. Aprender sim, mas como?. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.

REAGAN, T. G.; OSBORN, T. A. The foreign language educator in society: Toward a critical pedagogy. Mahwah, NJ: Erlbaum, 2002.

ROBERTS, J. Language teacher education. London: Arnold, 1998.

ROSENSHINE, B.; STEVENS, R. Teaching functions. In: WITTROCK, M. C. Handbook of research on teaching. 3. ed. New York: Macmillan, 1986.

SCHÖN, D. A. The reflective practitioner: How professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.

SCHÖN, D. A. Educating the reflective practitioner. San Francisco: Jossey-Bass, 1987.

SHRUM, J. L.; GLISAN, E. W. Teacher’s handbook: Contextualized language instruction. Boston: Heinle & Heinle, 2016.

SPICER-ESCALANTE, M. L.; CHECKETTS, H. B. Exploring the integration of co-teaching and autoavaliação: Modeling for preservice teachers. In: EMPOWERING TEACHING EXCELLENCE CONFERENCE. Logan, UT: USU, 2019.

SPICER-ESCALANTE, M. L.; DEJONGE-KANNAN, K. Reflective practitioners: Foreign language teachers exploring autoavaliação. Studies in English Language Teaching, Los Angeles, v. 4, n. 4, p. 634-649, 2016. http://dx.doi.org/10.22158/selt.v4n4p634.

VANPATTEN, B. While we are on the topic on language acquisition and classroom practice. Alexandria: ACTFL Publications, 2017.

ZEICHNER, K.; LISTON, D. Reflective teaching: An introduction. New York: Taylor & Francis, 2014.

Publicado

03-07-2020

Como Citar

Pereira, M. A. de C., Barro, D., Trezzi, C., Spicer-Escalante, M. L., & Felicetti, V. L. (2020). Autoavaliação: observando e analisando a prática docente. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(76), 7–27. https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.7010

Edição

Seção

Artigos