Autoavaliação: observando e analisando a prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.7010

Palavras-chave:

Processos de Ensino-Aprendizagem, Prática Docente, Autoavaliação, Educação Superior

Resumo

Este estudo apresenta os resultados da reflexão conduzida em duas aulas, por meio da ferramenta SATS (Self-assessment of Teaching Statement). A análise qualitativa da utilização da ferramenta foi realizada com base na gravação dessas aulas em duas IES (Instituições de Ensino Superior) distintas, originando metatextos. A partir dos quais descreve-se o “Aquecimento”, período inicial da aula em que se situa o estudante em relação à aprendizagem daquele dia; e o “Desenvolvimento da Aula”, com olhar atento às características: interação professor-aluno, uso de estratégias didáticas, tempo, e contextos reais utilizados. Os resultados apontam para as possibilidades de reflexão em e na ação pedagógica proporcionada pela ferramenta.

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Biografia do Autor

Marcelo Almeida de Camargo Pereira, Universidade LaSalle; Bolsista Capes/Prosuc (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior); Canoas-RS, Brasil

Doutorando em Educação

https://orcid.org/0000-0001-5731-341X

Dânia Barro, Faculdade IDEAU, Getúlio Vargas-RS, Brasil

Doutoranda em Educação

https://orcid.org/0000-0002-1146-9555

Clóvis Trezzi, Universidade LaSalle, Canoas-RS, Brasil

Doutor em Educação

https://orcid.org/0000-0002-5682-6579

Maria Luisa Spicer-Escalante, Utah State University, Logan, Estados Unidos da América

Ph.D. Spanish Linguistics University of Illinois, Urbana-Champaign

 

https://orcid.org/0000-0003-3128-757X

Vera Lucia Felicetti, Universidade LaSalle; Pesquisadora CNPq2 (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) Canoas-RS, Brasil

Pós-doutorado na Universidade de Maryland-College Park - US

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Publicado

03-07-2020

Como Citar

Pereira, M. A. de C., Barro, D., Trezzi, C., Spicer-Escalante, M. L., & Felicetti, V. L. (2020). Autoavaliação: observando e analisando a prática docente. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(76), 7–27. https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.7010

Edição

Seção

Artigos