Formando formadores: ensino e avaliação de produção textual em rede municipal

Autores

  • Lílian Ghiuro Passarelli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores e Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, São Paulo-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6292

Palavras-chave:

Avaliação para a Aprendizagem, Formação de Formadores, Produção Textual, Avaliação Formativa

Resumo

Este estudo averigua percepções de participantes de formação em contexto sobre ensino e avaliação da produção textual, que tiveram por incumbência constituírem-se como multiplicadores dos docentes de Língua Portuguesa de rede municipal na região Sudeste. A análise dos dados aponta que as percepções dos sujeitos (i) destacam a colaboração como princípio estruturante da formação, compartilhando saberes e experiências entre formandos e formador em interatuação; (ii) espelham o papel da teoria de base sociointeracionista, sustentando a reflexão sobre a prática; (iii) elegem a transformação da prática pelo pressuposto teórico-metodológico da avaliação para a aprendizagem como processo formativo, evidenciando que a qualidade da avaliação do texto do estudante pode ser auferida pela compatibilização da abordagem criterial com as perspectivas experienciais dos sujeitos-professores.

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Biografia do Autor

Lílian Ghiuro Passarelli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores e Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, São Paulo-SP, Brasil

Doutora pela PUCSP em Língua Portuguesa, com Licenciatura em Letras, atualmente atua na Vice-Coordenação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, ambos na PUCSP. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de língua materna, português para fins específicos, educação linguística continuada, processo da escrita, avaliação em larga escala.

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Publicado

03-07-2020

Como Citar

Passarelli, L. G. (2020). Formando formadores: ensino e avaliação de produção textual em rede municipal. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(76), 50–75. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6292

Edição

Seção

Artigos