Construindo instrumentos de avaliação para prática do aluno em cuidados intensivos/emergência

Autores

  • Maria Aparecida de Oliveira Freitas Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Cassia Regina Vancini Campanharo Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Cibelli Rizzo Cohrs Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Basil
  • Maria Carolina Barbosa Teixeira Lopes Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Meiry Fernanda Pinto Okuno Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Basil
  • Ruth Ester Assayag Batista Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Satomi Mori Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Suely Sueko Viski Zanei Universidade de São Paulo (EE/USP); Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Iveth Yamaguchi Whitaker Universidade de São Paulo (EE/USP); Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3103

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Instrumentos de Avaliação, Enfermagem, Avaliação do Estágio

Resumo

 

Objetivou-se relatar a experiência da construção de dois instrumentos para avaliar o desempenho de estudantes de um curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública, durante o estágio das Unidades Curriculares de Enfermagem em Cuidados Intensivos e Enfermagem em Emergência e apresentar os instrumentos construídos. A metodologia do trabalho consistiu em doze encontros presenciais e a distância, ocorridos no período de janeiro a março de 2014 entre a pedagoga da universidade e oito docentes da graduação de Enfermagem, quando se discutiu exaustivamente o tema avaliação, partindo de instrumentos existentes desde 2008. Concluiu-se que os instrumentos anteriores estavam inadequados em alguns aspectos e dois novos instrumentos de avaliação foram elaborados pelo grupo, com enfoque em competências e habilidades, com o objetivo de atender às necessidades de avaliação dos estudantes no momento, mas ambos os instrumentos são passíveis de reformulações futuras, condizentes com as necessidades que possam surgir.

 

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Biografia do Autor

Maria Aparecida de Oliveira Freitas, Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp). Pedagoga da EPE/Unifesp

Cassia Regina Vancini Campanharo, Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil

Especialista em Enfermagem em Emergência pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp). Professora da EPE/Unifesp.

Cibelli Rizzo Cohrs, Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Basil

Mestre em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp). Professora da EPE/Unifesp

Maria Carolina Barbosa Teixeira Lopes, Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestre em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp). Professora da EPE/Unifesp.

Meiry Fernanda Pinto Okuno, Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Basil

Doutora em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp). Professora da EPE/Unifesp.

Ruth Ester Assayag Batista, Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Ciências da Saúde pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). Professora da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Unifesp.

Satomi Mori, Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestre em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp). Professora da EPE/Unifesp.

Suely Sueko Viski Zanei, Universidade de São Paulo (EE/USP); Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE/USP). Professora adjunta da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp).

Iveth Yamaguchi Whitaker, Universidade de São Paulo (EE/USP); Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE/USP). Professora associada da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp).

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Publicado

29-12-2015

Como Citar

Freitas, M. A. de O., Campanharo, C. R. V., Cohrs, C. R., Lopes, M. C. B. T., Okuno, M. F. P., Batista, R. E. A., Mori, S., Zanei, S. S. V., & Whitaker, I. Y. (2015). Construindo instrumentos de avaliação para prática do aluno em cuidados intensivos/emergência. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(63), 716–740. https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3103

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