Reformulação do instrumento de avaliação docente em uma graduação em Farmácia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.8858

Palavras-chave:

Avaliação do Desempenho Docente, Instrumentos de Avaliação, Educação Superior

Resumo

Este trabalho apresenta a elaboração de um questionário para avaliação continuada em um curso de Farmácia. Foram realizadas revisão da literatura e discussões envolvendo o Apoio Pedagógico e a Comissão de Graduação do curso, dando origem à primeira versão do questionário com 20 itens, analisados por especialistas e submetidos a um pré-teste com graduandos; após a etapa de adequação, foi aplicado o Questionário de Avaliação Continuada (QAC) com 21 itens e 383 questionários respondidos. O escore máximo foi atingido por 5,48% dos respondentes, sugerindo que o QAC apresenta evidências de validade de conteúdo e que o processo de reformulação da avaliação continuada descrito pode auxiliar outras instituições de ensino superior que estejam vivenciando cenários semelhantes.

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Biografia do Autor

Márcia Mendes Ruiz Cantano, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto-SP, Brasil

Graduado em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Psicopedagogia. Mestre em Educação (USP). Doutoranda do Programa de Educação da FFCLRP/USP. Educadora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da FCFRP/USP atuando nas áreas: Docência no Ensino Superior, Estudante Universitário, Formação Pedagógica para o Ensino Superior, Apoio Pedagógico e Programa PAE/USP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a formação do Educador e Currículo de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP).

Ana Maria Rosa Freato Gonçalves, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto-SP, Brasil

Graduado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Ribeirão Preto (2010). Mestre (2017) e doutor em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (2023). Atualmente é professora do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Clínica, assistência e cuidado farmacêutico, validação de instrumentos na área da saúde e em estudos relacionados à adesão à farmacoterapia.

Marília Silveira de Almeida Campos, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto-SP, Brasil

Mestre em Assistência Farmacêutica pelo Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica da UFRGS-RS. Farmacêutica no Centro de Pesquisas em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica (CPAFF), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto/USP, onde desenvolve atividades de pesquisa e extensão universitária em assistência farmacêutica, farmácia clínica, farmacoepidemiologia, bioestatística e saúde baseada em evidências

Leonardo Régis Leira Pereira, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto-SP, Brasil

Farmacêutico, Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo. Atua na área de Farmácia Clínica, Cuidado Farmacêutico e Assistência Farmacêutica na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

Cantano, M. M. R., Gonçalves, A. M. R. F., Campos, M. S. de A., & Pereira, L. R. L. (2023). Reformulação do instrumento de avaliação docente em uma graduação em Farmácia. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e08858. https://doi.org/10.18222/eae.v34.8858

Edição

Seção

Artigos