Instrumentos avaliativos em metodologias ativas: Revisão sistemática

Autores

  • Simone Luzia Duma de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa-PR, Brasil https://orcid.org/0009-0004-9277-1861
  • Taciane da Cunha Rocha Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa-PR, Brasil https://orcid.org/0009-0009-1386-3896
  • Jéssica Cotrim da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa-PR, Brasil
  • João Paulo Aires Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa-PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4367-9901
  • Eloiza Aparecida Silva de Ávila de Matos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa-PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2857-4159
  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa-PR, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3313-1472

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v36.11269

Palavras-chave:

Educação, Aprendizagem, Avaliação da Aprendizagem, Metodologia Inovadora

Resumo

Este estudo identifica os instrumentos avaliativos usados para avaliar o aprendizado em metodologias ativas. Utilizou-se o método Prisma 2020, com fases de identificação, triagem e inclusão. As buscas realizadas em bases nacionais do Google Acadêmico e internacionais, como Eric, Science Direct, Scopus e Web of Science, após a triagem, compuseram o corpus da pesquisa com 19 artigos. Constatou-se que o uso de instrumentos avaliativos adequados é essencial para proporcionar um feedback contínuo, reforçando a autonomia e a responsabilidade dos estudantes pelo seu próprio aprendizado. Conclui-se que adaptar as práticas avaliativas de forma confiável em diferentes contextos culturais e educacionais promove uma educação de qualidade.

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Biografia do Autor

Simone Luzia Duma de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa-PR, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2022). Atualmente está cursando pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia na UTFPR – campus de Ponta Grossa-PR.

Taciane da Cunha Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa-PR, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal). Especialização pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em Gestão Escolar. Atualmente é mestranda pela UTFPR, em Ensino de Ciência e Tecnologia. Professora da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa-PR. Tem experiência na área de ensino, com ênfase em educação infantil.

Jéssica Cotrim da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa-PR, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Uninter. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente está cursando pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia na UTFPR – campus de Ponta Grossa-PR. Professora de português na rede estadual e professora da rede municipal de Telêmaco Borba no ensino fundamental anos iniciais.

João Paulo Aires, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa-PR, Brasil

Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia na UTFPR. Atualmente é professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia na UTFPR – campus Ponta Grossa-PR. Líder do grupo de pesquisa "Inovação no Ensino e Aprendizagem e Integridade Acadêmica". Realiza pesquisas nas temáticas: plágio, integridade acadêmica e metodologias ativas.

Eloiza Aparecida Silva de Ávila de Matos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa-PR, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atualmente é professora titular e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR – campus Ponta Grossa-PR. Tem experiência na área de educação, atuando nos seguintes temas: ensino de ciências, educação tecnológica, formação de professores e educação inclusiva.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa-PR, Brasil

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora titular de matemática nos cursos de Engenharia e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia na área de Ensino de Matemática e Educação Científica e Tecnológica da UTFPR – campus Ponta Grossa-PR.

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Publicado

07-04-2025

Como Citar

Oliveira, S. L. D. de, Rocha, T. da C., Silva, J. C. da, Aires, J. P., Matos, E. A. S. de Ávila de, & Pinheiro, N. A. M. (2025). Instrumentos avaliativos em metodologias ativas: Revisão sistemática. Estudos Em Avaliação Educacional, 36, e11269. https://doi.org/10.18222/eae.v36.11269

Edição

Seção

Artigos