Questões de Química do Novo Enem com potencial para abordagem sociocientífica
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6011Palavras-chave:
Ensino de Química, Enem, Avaliação da Educação, Educação BásicaResumo
Este artigo busca investigar a presença de elementos na abordagem de aspectos sociocientíficos (ASC) em questões de Química nas avaliações no Novo Enem (2009-2014), proporcionando, assim, uma maneira de integrar o conteúdo científico a ser estudado a elementos de relevância social em sala de aula. Sua utilização possibilitaria observar o que vem apregoado nos documentos oficiais relativos ao currículo – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) –, no tocante às competências e habilidades relacionadas aos objetivos do ensino de Química. Após análise de conteúdo das questões, observou-se que 29% dos itens do corpus apresentavam os elementos necessários para possibilitar a abordagem de ASC em sala de aula a partir da discussão da questão. Embora o resultado seja baixo, a presença de questões desse perfil indica a probabilidade de os professores passarem a adotar a concepção de ensino que envolve essa abordagem.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Amanda B. B.; SILVA, Luciana A. S.; FERNANDES, Paula S. R.; SOBRINHO, Marcos F. Potenciais aspectos sociocientíficos em itens de biologia do ENEM. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 8. n. 4, p. 83-91, nov. 2016.
ANDRADE, Gisele G. Metodologia do Enem: uma reflexão. Série-Estudos, Campo Grande, n. 33, p. 67-76, jan./jul. 2012.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BEBER, Laís B. C. Reorganizações curriculares na conquista da educação escolar de melhor qualidade: expectativas acerca do efeito indutor do novo ENEM. 2012. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Unijuí, Ijuí, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio – PCN. Ciências naturais, matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio – Documento básico. Brasília, DF: MEC/Inep, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio – Fundamentos Teóricos-metodológicos. Brasília, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio. Caderno azul. Brasília, DF: MEC/Inep, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio. Caderno azul. Brasília, DF: MEC/Inep, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio. Caderno azul. Brasília, DF: MEC/Inep, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio – Fundamentação teórico-metodológica. Brasília, DF: MEC/Inep, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: ensino médio. Brasília, DF: MEC/SEB, 2018.
DIAS, Rosane E. A recontextualização do conceito de competências no currículo da formação de professores no Brasil. Teias, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9-10, p. 1-12, jan./dez. 2004.
FERNANDES, Carolina S.; MARQUES, Carlos A. Noções de contextualização nas questões relacionadas ao conhecimento químico no Exame Nacional do Ensino Médio. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 294-304, nov. 2015.
GOUVEIA, João. Competências: moda ou inevitabilidade? Saber & Educar, Porto, n. 12, p. 31-58, 2007.
HALMENSCHLAGER, Karine R.; DELIZOICOV, Demétrio. Abordagem temática no ensino de ciências: caracterização de propostas destinadas ao ensino médio. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 305-330, nov. 2017.
HERNANDES, Jesusney S.; MARTINS, Maria I. Categorização de questões de física do novo Enem. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 30, n. 1, p. 58-83, abr. 2013.
KURZAWE, Camila C. Enem nas aulas de arte: uma análise sobre a prática docente. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma. 2014.
MACENO, Nicole G.; RITTER-PEREIRA, Jaqueline; MALDANER, Otavio A.; GUIMARÃES, Orliney M. Matriz de referência do ENEM 2009 e o desafio de recriar o currículo de química da educação básica. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 33, n. 3, ago. 2011.
MACHADO, Paulo H. A.; LIMA, Elizeth G. S. O ENEM no contexto das políticas para o ensino médio. Perspectiva, Florianópolis, v. 32, n. 1, p. 355-373, jan./abr. 2014.
MARÇAL, Maria P. V.; VLACH, Vânia R. F. O Enem em sala de aula: um instrumento de análise sobre a prática docente e seus reflexos no ensino de geografia. Revista Geográfica da América Central, San José, p. 1-20, jul./dez., 2011. Edição especial.
MARTINS, Idalina; ABELHA, Marta; ABREU, Rozana G.; COSTA, Nilza. Las competencias en las políticas de currículum de ciencias: los casos de Brasil y Portugal. Revista Mexicana de Investigación Educativa, México, v. 18, n. 56, p. 37-62, jan./mar. 2013.
MARTINS, Maria I.; HERNANDES, Jesusney S. A visão de professores de física sobre questões do Enem. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindoia. Atas […] Águas de Lindoia, 2013. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ ixenpec/atas/resumos/R0223-1.pdf. Acesso em: 5 dez. 2019.
PÉREZ, Leonardo F. M.; CARVALHO, Washington L. P. Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sócio-científicas na prática de professores de ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 727-741, jul./set. 2012.
PIUNTI, Juliana C. P.; OLIVEIRA, Rosa M. A. Exame Nacional do Ensino Médio: mudanças no trabalho docente a partir dessa política. Políticas Educativas, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 114-130, maio/ago. 2012.
SANTOS, Wildson L. P. Aspectos sócio-científicos nas aulas de química. 2002. 339 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2002.
SANTOS, Lais S.; BARBOSA, Danrley D. de O.; SOBRINHO, Marcos F.; FERNANDES, Paula S. R. Discussões sociocientíficas em itens de biologia do Enem: possibilidades na perspectiva da educação cidadã. In: CONGRESSO ESTADUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IF GOIANO, 7., 2017, Urutaí. Anais […]. Urutaí, 2017. Disponível em: https://even3.blob.core. windows.net/anais/62343.pdf . Acesso em: 5 dez. 2019.
SANTOS, Wildson L. P.; MORTIMER, Eduardo F. Abordagem de aspectos sócio-científicos nas aulas de ciências: possibilidades e limitações. Investigações no Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 191-218, ago. 2009.
SILVA, Cristina N.; LOBATO, Anderson C.; LAGO, Rochel M.; CARDEAL, Zenilda de L.; QUADROS, Ana L. de. Ensinando a química do efeito estufa no ensino médio: possibilidades e limites.Química Nova na Escola, São Paulo, v. 31, n. 4, p. 268-274, nov. 2009.
SOBRINHO, Marcos F.; RAMOS, Tiago C.; SANTOS, Wildison L. P. Questões de física do ENEM/2012 com caráter sociocientífico: um estudo do potencial argumentativo à luz do padrão de Toulmin. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Água de Lindóia, Anais […] Água de Lindóia, 2013. Diponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ ixenpec/atas/resumos/R0127-1.pdf. Acesso em: 5 dez. 2019.
SOBRINHO, Marcos F.; RAMOS, Tiago C.; SANTOS, Wildison L. P. Temas sociocientíficos (des) velados no Enem: potencialidades à ampliação de fontes e de gêneros textuais ao ensino de Física. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 8. n. 1, p. 514-533, jul. 2016.
SOBRINHO, Marcos F.; SANTOS, Wildson L. P. Inserções da interdisciplinaridade e contextualização em intens do Enem/2013 com potencial ao enfoque CTS. Uni-pluri/versidad, Medelin, v. 14, n. 3, p. 94-101, 2014.
SOUZA, Renato S.; CORTES JUNIOR, Lailton P. A Contextualização nas questões envolvendo conteúdos químicos das provas do novo Enem. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 16.; ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, 10., 2012, Salvador, Anais […] Salvador, 2012. Disponível em: http://www.eneq2012.qui.ufba.br/modulos/submissao/ Upload/43655.pdf. Acesso em: 5 dez. 2019.
TOLENTINO, Mario; ROCHA-FILHO, Romeu C. A química no efeito estufa. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 8, p. 10-14, nov. 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Estudos em Avaliação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).